100 Dias | Infraestrutura é devolvida com ruas e espaços públicos recuperados

Por em 10/04/2017
Logo nos primeiros dias do atual governo, uma força tarefa foi iniciada para tirar Cabo Frio do abandono. Inúmeras ações para a recuperação das ruas e espaços públicos da cidade foram realizadas nos cem primeiros dias de governo, devolvendo infraestrutura e qualidade de vida aos moradores e visitantes do município.

De acordo com a Secretaria de Obras, foram realizadas 250 intervenções em aproximadamente 100 vias, atendendo 27 bairros. Entre os serviços realizados estão recuperação asfáltica, troca de manilhas, reposição de bueiros e grelhas de ralos, desobstrução de redes de drenagem, limpeza e recuperação de caixas ralo e poços de visita e reconstituição de ligações domiciliares e recuperação de pavimentação em paralelos.

"Estamos trabalhando todos os dias para devolver a infraestrutura básica da cidade em termos de drenagem nas vias públicas. Cabo Frio já tem uma 'cara nova' mesmo com recursos ainda limitados e com o caos deixado na gestão anterior" afirmou o secretário de Obras, Carlos Sant'anna.

Os pontos turísticos da cidade, praças e cemitérios também receberam obras de revitalização com limpeza geral, pintura e serviço de capina e roçado. Entre eles o Forte São Mateus, o Mirante do Arpoador, o Largo São Benedito, na Passagem, e o Largo de Santo Antônio.

Também receberam esses serviços outros espaços de lazer, como as praças Porto Rocha, no Centro; Lian Pontes de Carvalho, no Portinho; Romário, na Ogiva; da Cidadania, na Orla da Praia do Forte; as praças da Gamboa, Tangará, Jacaré.

Outros locais, como os cemitérios municipais, área externa do Centro de Reabilitação e postos de saúde da família também foram beneficiados. Os ginásios poliesportivos estão sendo revitalizados em regime de mutirão, envolvendo a participação de várias secretarias. Faixas de pedestres em pontos de movimento e em áreas próximas à escolas receberam pintura.

“Nós pegamos a cidade destruída e estamos nos empenhando para devolver à população uma cidade reconstruída. Estamos revitalizando espaços públicos e fazendo um bom trabalho mesmo com poucos recursos”, afirmou o coordenador de Serviços Públicos, Carlos Augusto Gonçalves.

Comsercaf restabelece limpeza pública

A Companhia de Serviços Públicos de Cabo Frio (Comsercaf) restabeleceu a limpeza pública no município, que acumulava toneladas de lixo por conta do abandono do governo anterior. Ao todo, foram retiradas mais de 50 mil toneladas de lixo, entre detritos orgânicos e entulhos, em todos os pontos da cidade.

A Prefeitura também atuou nas trocas das lâmpadas da iluminação pública. Ao todo, 5 mil lâmpadas receberam manutenção ou foram trocadas.

"O nosso maior desafio era limpar e iluminar a cidade em tempos recorde, já que estes serviços estavam parados há bastante tempo e,  por isso mesmo, eram os principais motivos de reclamação da população. Implantamos o regime de mutirão e aos poucos a cidade foi ficando mais limpa e iluminada. Ainda não atingimos todos os nossos objetivos, mas estamos no caminho. Em breve a cidade estará totalmente limpa e iluminada", disse o presidente da Comsercaf, Cláudio Moreira.

A compainha está disponibilizando os números de telefone (22) 2648 8906 e (22) 2648 8907 para atendimento ao público.

Áreas de invasão são devolvidas ao município

As operações da Superintendência de Regularização Fundiária devolveram cerca de 115.145 mil m² de área municipal invadida ou ocupada de forma irregular. A extensão equivale, em média, a 14 campos de futebol. As áreas com maiores números de intervenções foram os bairros Colinas do Peró I e Granjas do Retiro. As ações de fiscalização foram realizadas em 28 unidades locais da cidade, entre bairros e áreas de preservação.

“Nós temos feito um trabalho intenso de rondas, vistorias e operações, conseguindo recuperar um grande número de área invadida. Nas nossas vistorias, percebemos que temos um número pequeno rescindência, o que mostra que a população está entendendo e respeitando o nosso trabalho", afirmou o superintendente de Regularização Fundiária, Luis Fernando Cardoso.

Denúncias sobre áreas ocupadas e invadidas podem ser feitas pelo e-mail cogeafcabofrio@gmail.com ou pelo telefone (22) 99859 0328.

Com a infraestrutura básica e organização dos espaços públicos devolvidas à população, a Prefeitura avançará ainda mais na reconstrução de Cabo Frio, devolvendo à população a alegria de viver em uma cidade limpa e organizada.