100 Dias | Serviços são restabelecidos e cidade volta à normalidade

Por em 10/04/2017
Depois de meses vivenciando o caos, a população de Cabo Frio já percebe uma mudança significativa na rotina da cidade. Em 100 dias do atual governo os serviços foram restabelecidos e aos poucos estão voltando à normalidade.

A primeira iniciativa da nova gestão na área da saúde foi reabrir os hospitais e as emergências que estavam fechadas. Foram reabertos o Hospital da Mulher, o Hospital do Jardim Esperança e a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Parque Burle. Após três meses de muito trabalho, as unidades de saúde estão funcionando. O atendimento pediátrico foi descentralizado para comodidade dos pacientes. Essa era uma promessa de campanha que foi cumprida com maestria pelo prefeito Marquinho Mendes.

“A saúde em Cabo Frio estava muito precária com hospitais fechados, profissionais da área em greve, faltava de medicamentos, dentre outros problemas. Assim que assumimos o governo mudamos essa realidade. Hoje nosso município está muito diferente de como o encontramos. Resultado de muito trabalho da nossa equipe”, disse o prefeito Marquinho Mendes.

Outra promessa do executivo era a regularização do salário dos servidores da Educação, Guarda Municipal, fiscais e servidores administrativos. O calendário de pagamento foi implantado e as categorias voltaram ao trabalho. A Educação foi a primeira classe a negociar e os alunos, que estavam há sete meses sem estudar, retornaram à sala de aula para concluir o ano letivo 2016.

Com o pagamento dos servidores, o dinheiro voltou a circular na cidade. O comércio ganhou fôlego. “A colocação dos salários dos servidores públicos em dia foi o primeiro passo para a melhoria do nosso comércio local. Percebe-se um cenário de mercado com um crescimento moderado e ainda lento, mas está bem melhor”, disse o presidente da Associação Comercial de Cabo Frio, Eduardo Rosa.

O acúmulo de lixo era outro problema que incomodava muito os moradores, que eram obrigados a conviver com lixo amontoado nas calçadas, nas praias e nas praças. A varrição também não era realizada com frequência. Logo nos primeiros dias do novo governo, a Companhia de Limpeza iniciou o trabalho de mutirão que resultou no recolhimento de mais de 50 toneladas de lixo nesses primeiros meses.

Ainda em Janeiro, foi iniciada a operação tapa-buracos, pela Secretaria de Obras, que nesses 100 dias passou por 27 bairros. Houve também o restabelecimento da iluminação pública, pela Coordenadoria de Serviços Públicos. Nesse período foram trocadas cerca de cinco mil lâmpadas e reatores em toda a cidade. As equipes também iniciaram um trabalho de revitalização dos espaços públicos, como praças e pontos turísticos.

A Coordenadoria-Geral de Assuntos Fundiários realizou 30 operações para combater invasões de áreas públicas. Desde o início do ano já foram devolvidas ao município 115.145 m² de área ocupada irregularmente. Operações também foram feitas pela Coordenadoria de Meio Ambiente com o objetivo de coibir irregularidades em área de proteção ambiental. A equipe colocou em prática o Projeto "Reflorestando os Bairros", e distribuiu cerca de 300 mudas nativas à população.

Na área cultural, os cabo-frienses puderam aproveitar iniciativas importantes como o Projeto Cultura do Amanhã, o Carnaval 2017 e a 27ª edição da Semana Teixeira e Sousa. Apesar da falta de recurso, os eventos tiveram como resultado a provação dos moradores. Outra conquista para a Secretaria de Cultura foi a reabertura do “Museu Internacional do Surf”, na Praça da Cidadania. Em um mês de funcionamento o ponto turístico recebeu mais de 20 mil visitantes.

Nos últimos meses houve um avanço no setor de turismo com o retorno da cidade à rota dos transatlânticos. Para a temporada 2017/2018 estão garantidos pelo menos 10 navios. Outro projeto da Secretaria de Turismo foi a criação do Polo Gastronômico, no histórico bairro Passagem. O local concentra charmosos bares e restaurantes.

“O Convention & Visitors Bureau de Cabo Frio está satisfeito com esses primeiros 100 dias de governo. A Secretaria de Turismo está alinhada com o trade para realização de ações futuras e estamos muito entusiasmados. Temos muito trabalho pela frente”, disse a presidente do Convention, Maria Inês Oliveros.

Outra conquista para essa gestão foi a reabertura dos oito Centros de Referência da Assistência Social (Cras) dos Centros de Atenção Psicossocial (Caps), assim como o Programa de Assistência Médico-Hospitalar e Odontológica (PASMH). Esses serviços estavam suspensos desde o governo anterior.

Muita coisa foi feita nesses 100 primeiros dias de governo, mas o trabalho está apenas começando; ainda há muito a fazer. A Prefeitura está empenhada em reconstruir o município e garantir o bem-estar da população.