Portal da Prefeitura de Cabo Frio

Abertura da Semana Teixeira e Sousa movimenta Praça Porto Rocha

Por da Redação em 21/03/2017
A 27ª edição da Semana Teixeira e Sousa começou oficialmente na manhã desta terça-feira (21). O evento, que acontece até o dia 28 de março, faz homenagear o escritor cabo-friense Antônio Gonçalves Teixeira e Souza (1812-1861), considerado o primeiro romancista brasileiro, autor do livro O Filho do Pescador, de 1843. A abertura foi na Praça Porto Rocha e contou com uma apresentação do Coral Cantavento- Ferlagos, do maestro Rui Capdeville, que cantou o hino da cidade. 

Participaram da solenidade, o secretário de Cultura, Ricardo Machado, vereadores e autoridades locais que parabenizaram a prefeitura pela realização do evento. 

O secretário de Cultura, Ricardo Machado, explicou que a Semana Teixeira é Sousa é uma determinação do prefeito Marquinho Mendes para que a lei seja cumprida. “No ano passado, essa lei foi descumprida e a 26ª edição não aconteceu. Nós estamos retomando o evento com uma programação recheada de atividades culturais para todos os gostos”, disse o secretário. 

Vale lembrar a Semana Teixeira e Sousa foi criada por meio da Lei municipal nº 1106/1991, o evento passou a fazer parte do calendário oficial do município de Cabo Frio, e em 06 de julho de 2012 passou a constar também do calendário oficial de eventos do Estado do Rio de Janeiro, através da Lei Estadual nº 6290.

Durante a ocasião, o superintendente de Cultura, Carlos Ernesto Lopes, explicou que anualmente a abertura acontece ao lado do busto de Teixeira e Sousa, que ficava na Praça Pro Rocha. Mas o mesmo foi furtado no ano passado, o que impossibilitou o ato. “O busto foi furtado, mas nós da Secretaria de Cultura não vamos medir esforços para colocar o busto de volta e devolvê-lo à população”, disse o superintendente.

V Gincana de Pintura
A Semana Teixeira e Sousa tem uma vasta programação cultural. Dentro das atividades desta terça na Praça Porto Rocha, acontece a V Gincana de Pintura, com 20 pintores locais. Um desses pintores é o Gregório Negreiros, que por causa de algumas limitações, pinta com o auxilio de um unicórnio acoplado na cabeça. Ele tem 35 anos e já pintou mais de 20 quadros. 

Ainda nesta terça, tem lançamento de livro, exposição fotográfica, palestras, show e feira de livros. (Veja a programação completa no site da Prefeitura (www.cabofrio.rj.gov.br).