Portal da Prefeitura de Cabo Frio

Alunos da rede municipal voltam às aulas em Cabo Frio para finalizar ano letivo de 2016

Por em 01/02/2017
Depois de sete meses sem aulas, cerca de 25 mil alunos da rede municipal de ensino de Cabo Frio voltaram às escolas nesta quarta-feira (1º) para o encerramento do ano letivo de 2016. A recomposição está sendo realizada em 70 das 90 unidades da rede (as demais conseguiram finalizar o ano letivo dentro do prazo). Os horários das aulas precisaram ser ampliados e os estudantes terão que estudar aos sábados.
“As escolas retornam hoje para encerrar 2016, mas cada uma vai ter um calendário diferente, de acordo com o período de adesão à greve. E como fazemos parte de uma rede, todas deverão aguardar até o dia 24 de abril para iniciarmos o ano letivo de 2107”, explica a secretária de Educação Laura Barreto.

Na escola Robinson Azevedo, no Parque Burle, as aulas são em dois turnos. Pela manhã, das 7h30 às 15h30, e para quem está matriculado no turno da tarde, as aulas acontecem das 9h às 17h15. Os sábados letivos acontecerão nesses mesmos horários. As mudanças são necessárias para que todos os conteúdos sejam devidamente aplicados.

Na manhã desta quarta, o clima era de alegria entre os alunos por poderem voltar a estudar e de alívio para os pais. Na Escola Municipal Professor Robinson Azevedo, 50% dos alunos compareceram nesse primeiro dia de aula. A diretora Simone Pereira acredita que na próxima segunda-feira todos os alunos retomem as atividades.  

“A gente está bastante feliz com o esse retorno. A escola está passando por obras, mas nada que prejudique a volta às aulas. Temos que preservar o espaço público e garantir um ambiente confortável para nossos alunos. Também estamos contentes com o apoio dos pais, que tem nos ajudado nesse retorno e confiando no nosso trabalho. Na segunda (30) e na terça (31) nos reunimos com eles, pedimos participação e a boa vontade deles tem sido incrível”, disse a diretora.

A professora Cristiane Quintanilha também está confiante nesse retorno. Ela dá aulas para turmas do 5º ano. “São turmas que precisam de uma atenção maior porque são de alunos que estão numa transição escolar. Vão sair daqui para escolas com mais professores e terão muito mais disciplinas. Os alunos terão que se dedicar e nos estamos aqui para ajudá-los”, explicou a professora.

Renovação de matrícula está aberta
Está aberto o processo para renovação de matrículas para o ano de 2017, que vai até o dia 17 de fevereiro em todas as 90 unidades escolares. Para a renovação, os pais e responsáveis devem comparecer na escola dos filhos ou dependentes  As novas matriculas para o ano letivo 2017 estão previstas para o início de março.

Melhorias estruturais nas unidades
Este mês, os esforços serão destinados à limpeza de fossas, cisternas e de caixas d’água, procedimento que não foi realizado durante todo o ano de 2016. Também acontecerão higienização dos prédios, dedetização, desratização e descupinização e capina. Após esta etapa, os prédios passarão por melhorias físicas e estruturais.