‘Antes, o Verão’ será exibido no Mart nesta sexta

Por em 31/03/2017
Nesta sexta-feira (31), o Museu de Arte Religiosa e Tradicional de Cabo Frio (Mart) promove a exibição do filme ‘Antes, o Verão’, primeiro filme feito por um cineasta brasileiro em Cabo Frio. O evento faz parte da 2ª Mostra Cinema do Museu e terá inicio às 19h30. A classificação é de 14 anos e a entrada é franca.

O longa foi dirigido por Gerson Tavares, em 1968. Foi censurado pela Ditadura Militar e restaurado apenas em 2015, pelo professor da UFF Rafael de Luna Freire. A obra conta com atores consagrados da época como Norma Bengell, Jardel Filho e Paulo Gracindo, com roteiro baseado no livro de Carlos Heitor Cony e tem duração de 80 minutos.

Gerson acabou de completar 91 anos de idade, e mora no Portinho há mais de 40 anos. Ele lembra como era a cidade na época da produção do filme. “Na década de 60, Cabo Frio era uma cidade provinciana, mas com o povo muito acolhedor. Lembro que quase toda quarta-feira faltava luz na cidade, não existia rodoviária. Os ônibus saiam da Praça Porto Rocha como aparece no filme. A única coisa que continuou foi o vento. Aqui ainda se tem o maior ventilador da natureza”, completou o diretor.        .

Antes do longa será a estreia do curta-documentário ‘Depois, o Inverno’ do diretor Lucas Müller sobre a vida de Tavares.   O curta tem duração de 20 minutos e após a exibição terá um debate.

“Será uma noite única. Fizemos um documentário simples sobre o Gerson que poucas pessoas o conhecem. O longa ‘Antes, o Verão’ é sem dúvida um dos melhores filmes do Cinema Novo, senão o melhor em fotografia. O nosso curta aborda essa relação desse filme com a cidade de Cabo Frio e um pouco da vida e obra deste grande diretor, que fez apenas dois longas-metragens e marcou história no cinema nacional”.

A 2ª Mostra Cinema no Museu conta com o apoio institucional do Mart, Ibram e da Secretaria de Turismo de Cabo Frio. O Museu fica localizado no Convento Nossa Senhora dos Anjos, no Largo Santo Antônio, no Centro.