Assistência Social apresenta o Programa Família Acolhedora

Por em 11/07/2017
Com o objetivo de divulgar amplamente o Programa Família Acolhedora, a Secretaria Municipal de Assistência Social realizou uma roda de conversa aberta ao público na tarde desta terça-feira (11), no salão social da Semas. O acolhimento de menores, realizado através do programa, é um trabalho social destinado a cuidar de crianças e adolescentes afastadas do convívio familiar por determinação judicial, em função de situação de risco pessoal e social, cujas famílias ou responsáveis encontram-se temporariamente impossibilitados de sua função de cuidado e proteção.

A coordenadora do Programa, Maria Lucia Candeia, ressalta a importância de levar ao conhecimento do público essas informações e tudo sobre o seu funcionamento. “Através do cadastro de famílias é que será possível a socialização do serviço, pois com o acolhimento, a dor das crianças é minimizada. Nos colocamos à disposição para apresentar o funcionamento do Programa aos interessados, pois precisamos de divulgação para que as famílias busquem o cadastramento", explicou.

Ainda segundo a coordenadora, trata-se de um serviço de atendimento provisório, até que seja viabilizada uma solução permanente para a criança ou adolescente. As famílias que se candidatam para o acolhimento de menores passam por um processo de cadastramento, seleção e preparação, além de acompanhamento durante todo o período que estiverem acolhendo o menor.

Para o cadastramento da família candidata, são considerados os seguintes critérios: ser maior de 21 anos, sem restrição de gênero ou estado civil; ter disponibilidade de tempo e afeto para cuidar da criança/adolescente, zelando pela sua saúde e garantindo a frequência escolar, oferecendo uma estrutura adequada ao acolhimento; não ter interesse em adoção; residir em Cabo Frio há pelo menos 3 anos e sem possibilidade de mudança; não ter antecedentes criminais; ter boas condições de saúde física e psíquica.  A família recebe uma ajuda de custo para auxiliar nas despesas da criança acolhida.

O Família Acolhedora é um serviço prestado pelo Departamento de Proteção Social Especial - Depse, que é vinculado à Secretaria Municipal de Assistência Social e tem a finalidade de atender às famílias e aos indivíduos que sofrem violação dos seus direitos. É o Departamento que opera também na defesa da criança vítima do trabalho infantil.

Os interessados em se candidatar como Família Acolhedora deverão procurar o Departamento na Semas, à Av. Florisbela Roza da Penha no292, Braga.