Assistência Social reativa o programa 'Família Acolhedora'

Por em 03/05/2017
Mais um serviço social foi reativado em Cabo Frio. O projeto 'Família Acolhedora', é um trabalho social destinado a cuidar de crianças e adolescentes afastadas do convívio familiar por determinação judicial, em função de situação de risco pessoal e social, cujas famílias ou responsáveis encontram-se temporariamente impossibilitados de sua função de cuidado e proteção.

É um serviço de atendimento provisório, até que seja viabilizada uma solução permanente para a criança ou adolescente.  A família passará por um processo de cadastramento, seleção e preparação, além de acompanhamento durante todo o período que estiver acolhendo o menor.

São considerados os seguintes critérios para o cadastramento da família candidata: ser maior de 21 anos, sem restrição de gênero ou estado civil; ter disponibilidade de tempo e afeto para cuidar da criança/adolescente, zelando pela sua saúde e garantindo a frequência escolar; não ter interesse em adoção; residir em Cabo Frio há pelo menos 3 anos; não ter antecedentes criminais; ter boas condições de saúde física e psíquica.  A família recebe uma ajuda de custo para auxiliar nas despesas da criança acolhida.

Para divulgar o Programa, a equipe da Família Acolhedora firmou uma parceria com a Faculdade Estácio de Sá e vem proferindo palestras para os alunos dos Cursos de Direito, Serviço Social e Psicologia, explicando a dinâmica do processo – desde a denúncia no Conselho Tutelar e o encaminhamento através do Juiz da 1ª. Vara de Família, até a garantia dos direitos da criança e a análise do perfil social e psicológico das famílias.  A próxima palestra será no dia 04 de maio às 9h40, no auditório da Faculdade.

O Família Acolhedora é um serviço prestado pelo Departamento de Proteção Social Especial – DEPSE, que é vinculado à Secretaria Municipal de Assistência Social.  O DEPSE tem a finalidade de atender às famílias e aos indivíduos que sofrem violação dos seus direitos.  É o Departamento que opera também na defesa da criança vítima do trabalho infantil e o que cuida do menor infrator que presta serviços à comunidade, através de medidas socioeducativas.

Os interessados em se candidatar como Família Acolhedora deverão procurar o Departamento na SEMAS, à Av. Florisbela Roza da Penha no 292, Braga.