Portal da Prefeitura de Cabo Frio

Cabo Frio terá “Centro de Transformação” para dependentes químicos

Por em 28/06/2017
Nesta quarta-feira (28), o Departamento de Proteção Social Básica realizou uma roda de conversa no salão social da Secretaria de Assistência Social (Semas), para apresentação do Projeto “Centro de Transformação”, novo setor da secretaria, que está em fase de implantação, e tem o objetivo de oferecer tratamento ao dependente químico e seus familiares. 

De acordo com o coordenador de Políticas Públicas sobre Drogas, responsável pelo projeto, Marcos Roberto Moraes, a proposta é fazer a interface dessa temática da dependência química entre o poder público e as instituições da sociedade civil de Cabo Frio. 

“A ideia é unir o conceito da triagem com o ambulatório e a internação, formando uma dinâmica para dar maior suporte ao dependente. Seria um tratamento que duraria, ao todo, cerca de oito meses, pois englobaria o acompanhamento pela equipe durante e após a internação. A intenção é que o indivíduo se recupere e possa se tornar produtivo, através de parcerias, respeitando todas as iniciativas do trabalho, criando um elo de rede com o que já existe, para atuar tanto na recuperação como na prevenção.”

Inicialmente, o Centro de Transformação tem a proposta de alinhar os propósitos englobando o tratamento e o acompanhamento do dependente químico, dando suporte tanto a ele como à sua família e, para isso, está formando parcerias nesse primeiro momento de implantação. O Centro já tem equipe formada e funcionará na Rua Henrique Terra, nas proximidades do Shopping Park Lagos. A previsão é de que esteja funcionando no segundo semestre deste ano. 

Estiveram presentes na roda de conversa representantes das coordenadorias, departamentos e equipamentos da Secretaria de Assistência Social e do Programa de Saúde Mental.