Portal da Prefeitura de Cabo Frio

Atendimento odontológico é regularizado nas unidades municipais de saúde

Por em 26/04/2017
A população de Cabo Frio está voltando a sorrir. O atendimento e os tratamentos odontológicos oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) foram normalizados nas unidades do município.

No Centro Municipal de Odontologia (Cemod), são atendidos em média 200 pacientes por semana. O local iniciou as atividades em 2009, na outra gestão do prefeito Marquinho Mendes. As instalações dispõem de quatro consultórios odontológicos, uma sala de raios-X e 10 profissionais atuam no atendimento. O Cemod está localizado na  Rua Teixeira e Souza, 362, Centro. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h. A marcação de consulta é feita às 7h30, no mesmo dia em que o paciente é atendido. 

Para o coordenador de Saúde Bucal do Cemod, Alexandre Costa, o Centro oferece à população a possibilidade de cuidar de uma parte importante para a saúde e auto-estima. “O Cemod auxilia no cuidado do nosso maior patrimônio, que é a saúde”.

No Centro de Saúde Oswaldo Cruz, as gestantes podem se consultar às terças e quintas-feiras às 8h. Para as crianças, o funcionamento é toda quinta-feira às 13h30 e quarta-feira às 13h e às 8h. A marcação de consultas funciona toda sexta-feira das 7h às 17h. O local conta com uma sala odontológica e três dentistas. 

O Hospital Municipal Otime Cardoso dos Santos, no bairro Jardim Esperança, disponibiliza três dentistas e um consultório odontológico, além de uma sala de raios-X. Em média, 50 pessoas são atendidas semanalmente na unidade. O Hospital oferece atendimento ambulatorial das 8h às 17h. A marcação é feita nesse mesmo período, para consultas na semana seguinte. A unidade também oferece atendimento de emergência até as 17h.

De acordo com o coordenador de Odontologia do Hospital, o serviço é de grande importância para a população dessa localidade. “Ter essa especialidade evita que os moradores tenham que se deslocar, diminuindo seus gastos com passagem. Acreditamos que vamos servir com qualidade os munícipes”, ressaltou o dentista.

Segundo o coordenador do Hospital, Fabiano Ramiro, o tratamento da saúde odontológica está diretamente ligado ao bem estar da pessoa. “Temos como meta tratar bem os pacientes, fazendo disso a nossa prioridade. Fizemos 500 atendimentos em 100 dias e a nossa preocupação é atender todo o bairro, pois sabemos que esse serviço facilita muito”.

Além dessas unidades, o serviço também está disponível para a população no Posto de Assistência Médica (PAM) de Santo Antônio e Unamar; e nos seguintes ESFs: Praia do Siqueira, Monte Alegre, Jardim Náutilos, Jardim Caiçara, Guarani, Gamboa, Angelim, Botafogo, Porto do Carro, Vila Nova, Itajuru, Parque Burle, Manoel Correa, Peró e Florestinha.