Audiência pública definirá novas áreas de extração de areia em Tamoios

Por em 02/05/2017
A Coordenadoria de Meio Ambiente vai realizar nesta quinta-feira (4) uma audiência pública em Tamoios para definir novas áreas de extração de areia no distrito. A audiência será às 19h, na Escola Municipal Professora Amélia Ferreira, que fica na Avenida Amaral Peixoto, s/nº, Unamar. Na ocasião, a empresa mineradora que explora o serviço no local apresentará o EIA, Estudo de Impacto Ambiental, e seu respectivo RIMA, Relatório de Impacto Ambiental, bem como a disposição das novas áreas pretendidas para a realização da mineração, prática muito comum e que será expandida em Tamoios.

Estarão presentes o coordenador de Meio Ambiente, Eduardo Pimenta, representantes da Secretaria de Planejamento, além de membros da sociedade civil organizada, ONG’s, e representantes da empresa mineradora que atua em Tamoios.

Em contrapartida, a Coordenadoria de Meio Ambiente apresentará medidas compensatórias que a empresa deverá cumprir, de acordo com as determinações do Ministério do Meio Ambiente. Essas determinações preveem que medidas sejam executadas para compensar o impacto ambiental de determinada atividade, no caso, a extração de areia, como explica Eduardo Pimenta:

“Vamos estudar as áreas em que a empresa deseja expandir a extração e debater as medidas compensatórias que serão executadas. É uma forma de ressarcir o meio ambiente pelo impacto ambiental causado pela extração de areia”, conta ele. Vale destacar que a extração de areia é uma prática legalizada e que será expandida dentro das especificações da Coordenadoria de Meio Ambiente.