Biblioteca Municipal inaugura subsede em São Cristóvão

Por em 04/05/2017
A subsede da Biblioteca Municipal Professor Walter Nogueira foi inaugurada na noite da quarta-feira (3). Um dos destaques no novo espaço é o painel em homenagem aos escritores cabo-frienses. Mudança tem por objetivo atender com mais conforto e comodidade o público e comportar com segurança o acervo de 32 mil livros.

O evento contou com a presença do prefeito Marquinho Mendes, dos secretários de Cultura, Ricardo Chopinho, e de Fazenda, Clésio Guimarães, além do subsecretário, João Félix, e dos escritores Célio Guimarães e Carlos Henrique Ferreira. No discurso, o prefeito destacou a importância de investir em Cultura e falou sobre a história da biblioteca, além da necessidade de diversificar a oferta de serviços culturais fora do eixo central da cidade.

"É essencial para a nossa cidade resgatar e fomentar a cultura da nossa gente, e a biblioteca faz parte disso. Temos um grande acervo de livros que fazem parte da história de Cabo Frio. Esse material é muito usado como base de estudo pelos alunos do município e pesquisadores", afirmou o prefeito.

O secretário de Cultura, Ricardo Machado, destacou a relevância da biblioteca para a população que “é de extrema importância nos dias de hoje onde todos vivem virtualmente, logo, é necessário o contato com os livros para que não se perca a cultura da leitura”.

Na Biblioteca, que funciona de 8h às 18h, estará disponível um acervo de 6 mil livros para pesquisa, empréstimos, seção Infanto-juvenil com cerca de 2 mil exemplares, livros históricos de Cabo Frio e do Estado do Rio de Janeiro além de uma sala multifuncional. A subsede também conta com wi-fi disponível para os associados.

Outra novidade é que em parceria com a Secretaria de Fazenda, a Cultura pretende restaurar e digitalizar 10 livros de registros da contabilidade de 100 anos da cidade. Em 2012, o planejamento de recuperação foi apresentado à Biblioteca Nacional. Os livros ficarão no prédio anexo à Fazenda que está sendo esvaziado.

Painel homenageia escritores cabofri-enses

Na Sala Múltipla de Curso e Vídeo da biblioteca, foi criado um painel de quase seis metros quadrados com fotos dos escritores locais como forma de homenageá-los. Entre eles o patrono do espaço, o professor Walter Nogueira, o romancista Teixeira e Sousa, advogado, escritor e precursor da comunicação na região, Hilton Massa, o poeta Victorino Carriço e outros, além da memorialista Meri Damasceno, a também romancista Izabelle Valladares, o cronista Paulo Orlando e os jornalistas Carlos Henrique Ferreira e Toni Fonseca para citar alguns dos homenageados.

"A homenagem se deve porque estes escritores fizeram e fazem parte da história de Cabo Frio, assim como tantos outros. É uma forma de prestigiar e manter viva a contribuição dos talentos da terra, além de tornar pública a importância da contribuição deles para Cabo Frio ", opinou o diretor da biblioteca, Anderson Macleyves, acrescentando que o público compareceu à inauguração, que foi embalada pelo grupo instrumental de saxofone, violão e voz, Luis Henrique e Banda, com o melhor da MPB.

A partir desta quinta-feita (04), a biblioteca vai abrigar lançamentos de livros com sessão de autógrafos e coquetéis, além de receber visitas escolares. Interessados devem entrar em contato com o número 22-999517331 ou pelo e-mail bibliotecamunicipalwn@gmail.com para solicitar o agendamento. Já a marcação para visitação escolar começará após 18 de maio.

Reconstrução teve início em março

As obras da nova sede começaram em março, com montagem de móveis e instalações, além da recatalogação e remanejamento dos livros. O espaço estava funcionando parcialmente desde 18 de abril para leitura, empréstimos e devoluções de livros.

O antigo prédio da Biblioteca Municipal, o Solar dos Massa, passou por reforma e irá abrigar um acervo de livros raros e de autores cabo-frienses, além de um Centro de Memórias e Acervo Fotográfico de Wolney Teixeira.

A Biblioteca Municipal fica próximo a universidades e escolas, localizada na Avenida América Central, nº 200, loja 01, em São Cristóvão. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.