Portal da Prefeitura de Cabo Frio

Equipes atuam em pontos estratégicos

Por em 25/05/2017
Agentes da Guarda Civil Municipal de Cabo Frio deram início nesta quinta-feira (25) ao movimento “Maio Amarelo”, proposta educativa que pretende reduzir os índices de acidentes e mortes no trânsito. As equipes distribuíram material informativo nos semáforos da Praça Porto Rocha, da Rua Jonas Garcia (canal) e rotatória da Praia do Forte, na altura da Praça das Águas. Na próxima semana, a ação acontece em Tamoios.

De acordo com o Diretor de Ensino e Capacitação da Guarda Municipal, Emmanoel Mattos, nesta sexta (26), a equipe estará nos mesmos locais a partir das 8h. Segundo ele, o "Maio Amarelo" é uma oportunidade para conscientizar os usuários das vias públicas sobre os perigos do trânsito. A iniciativa, popular em muitos países, teve a cor do movimento escolhida estrategicamente devido às cores do semáforo em todo o mundo, no qual o amarelo simboliza “atenção pela vida”.

“Todas as ações do movimento são para melhorar o diálogo entre administração pública e sociedade. É importante que os motoristas e pedestres se conscientizem de sua parcela de responsabilidade para um trânsito mais seguro”, ressaltou.


Objetivo do "Maio Amarelo"

O movimento é resultado de uma ação coordenada entre o poder público e a sociedade civil. A intenção é colocar em pauta o tema da segurança viária e mobilizar toda a sociedade, envolvendo os mais diversos segmentos: órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações e sociedade civil organizada. Com o tema em discussão, a ideia é, efetivamente, engajar-se em ações e propagar o conhecimento, abordando toda a amplitude que a questão do trânsito exige nas mais diferentes esferas.

O "Maio Amarelo" estimula a promoção de atividades voltadas à conscientização, ao amplo debate das responsabilidades e à avaliação de riscos sobre o comportamento de cada cidadão dentro de seus deslocamentos diários no trânsito.

A marca que simboliza o movimento, o laço na cor amarela, segue a mesma proposta de conscientização já idealizada e bem-sucedida adotada pelos movimentos de conscientização no combate ao câncer de mama, ao de próstata, ao suicídio e, até mesmo, às campanhas de conscientização contra o vírus HIV – a mais consolidada nacional e internacionalmente.

Vale ressaltar que o "Maio Amarelo", como o próprio nome traduz, é um movimento, uma ação e não uma campanha. Ou seja, cada cidadão, entidade ou empresa pode utilizar o laço amarelo em suas ações de conscientização tanto no mês de maio, quanto, na medida do possível, durante o ano inteiro