Cabo Frio adere ao novo Calendário Nacional de Vacinação

Por da Redação em 08/03/2017
Cabo Frio aderiu às mudanças no Calendário Nacional de Vacinação 2017, estabelecidas pelo Ministério da Saúde com o objetivo de proteger, ampliar a imunidade e atenuar os casos de doenças na população. Uma das alterações foi a ampliação do público-alvo de seis vacinas: Tetra-viral, tríplice-viral, dTpa adulto, HPV, Meningocócica C e Hepatite A.

De acordo com a superintendente municipal de Vigilância em Saúde, Lucy Pires, a mudança do calendário se deve às análises epidemiológicas dos casos notificados no país.

A faixa etária da vacina contra a Hepatite A aumentou para crianças até cinco anos de idade. A Tetra-viral (sarampo, caxumba, rubéola e varicela) passa a ser de 15 meses até quatro anos de idade. Já para a Tríplice-viral (sarampo, caxumba e rubéola), a segunda dose é para a faixa etária entre 20 a 29 anos de idade.

A vacina contra o HPV (papilomavírus-humano) será administrada em duas doses com seis meses de intervalo em meninas de nove a 14 anos e meninos de 12 a 13 anos. Já a vacina Meningocócica C (conjugada) passa a ser disponibilizada para adolescentes de 12 a 13 anos de idade.

A vacina dTpa (Tríplice Bacteriana Acelular do Adulto) - difteria, tétano e coqueluche - passa a ser recomendada para gestantes a partir da 20ª semana de gestação. Caso perca o prazo, deve receber uma dose de dTpa logo após o parto, o mais rápido possível.

A superintendente alerta a sociedade sobre manter a caderneta de vacinação atualizada. “É de extrema importância a conscientização da população para que todos estejam devidamente imunizados e prevenidos contra possíveis doenças”, explicou Lucy Pires.

Confira os postos onde são oferecidas as vacinas:

• Hospital Municipal Otime Cardoso dos Santos (Jardim Esperança)
  • Centro de Saúde Oswaldo Cruz (Braga)
  • PSF Nova Califórnia (Tamoios)
  • PSF Peró
  • PSF Porto do Carro
  • PSF Samburá (Tamoios)
  • PSF Watson Tavares Filho (Santo Antônio, Segundo Distrito)
  • PS Benigno de Mello (São Jacinto)
  • PSF Tangará
  • PS Dr. Paulo Silva (Unamar, em Tamoios)
  • PS Angelim