Cabo Frio inicia criação do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher

Por em 05/07/2017
A Coordenadoria-Geral dos Direitos da Mulher realizou na tarde da terça-feira (4),  a primeira reunião para discutir a aprovação do anteprojeto do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Cabo Frio - COMDIM e também o Fundo Municipal dos Direitos da Mulher - FMDM. O encontro aconteceu no salão social da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas).

Como as entidades presentes fizeram várias sugestões, solicitando a inclusão de destaques na criação do anteprojeto, foi marcada nova reunião, para a próxima quarta-feira (12), com o objetivo de finalizar a proposta que, sendo aprovada, seguirá os trâmites até chegar à Câmara Municipal para aprovação.

Tereza Tenan destacou que esta será mais uma conquista para que os direitos da mulher sejam respeitados e a presença de representantes do Movimento Social na reunião foi muito importante. “Temos vários projetos na área de saúde, educação e meio ambiente, e a criação do Conselho nos ajudará a colocar em prática esses projetos.  Em agosto será apresentado, na tribuna livre da Câmara Municipal, um balanço da atuação da Coordenadoria da Mulher nesse primeiro semestre, quando celebraremos os 10 anos da Secretaria de Políticas Públicas da Mulher e os 11 anos da Lei Maria da Penha.”

Além das coordenadoras do CGDMulher, Tereza Tenan e do CEAM, Nilma Carneiro, com suas respectivas equipes, estiveram presentes na reunião mais de 40 pessoas, que participaram da discussão da minuta de criação do Conselho: a vice-prefeita, Ruth Schuindt, Gloria Passos, representante da Vereadora Alexandra Codeço, o diretor do Instituto Previdenciário de Bom Jardim, Ivanir Tulle,  o Secretário de Mobilidade Urbana, Mauro Branco, Eliane Ribeiro da Secretaria de Educação, Sandra Aquino, coordenadora da Saúde Mental, Márcia Ribeiro, coordenadora do CAPS II, o Coordenador-Geral de Habitação Eduardo Leal, além de representantes das Coordenadorias-Gerais da Secretaria Municipal de Assistência Social. Presentes também as representantes da OAB Teresa Simões e Joana D’Arc, da Universidade Veiga de Almeida, Patrícia Teixeira, da APAE de Tamoios, Cléa Oliveira e Yara Martins, e da Ass. Moradores do Jardim Peró, Maria Cristina Santos. Também presentes várias representantes de movimentos sociais envolvidos com a temática da Mulher, tais como Tania Lopes Moura, do Movimento de Mulheres da capital, Roberta Cruz e Lígia Calvo do Movimento de Mulheres de Cabo Frio, Rayane Cruz do Movimento Feminista de Cabo Frio, Maria Conceição Silva da Associação de Mulheres de Tamoios, Sandra de Oliveira da Organização Comunidade do Terreiro de Cabo Frio, Elicia Santos da Associação Mulheres do Campo, e Cristiane Maia do Grupo dos Iguais.