Cabo Frio participa de Fórum Estadual Permanente de Conselheiros e Ex-Conselheiros Tutelares do Rio

Por em 03/07/2017
Dezenas de conselheiros e ex-conselheiros tutelares estiveram reunidos neste fim de semana no LXVII Fórum Estadual Permanente de Conselheiros e Ex-Conselheiros Tutelares do Estado do Rio, na Casa de Cultura de Itatiaia, no sul do Estado. O evento teve como tema “Políticas Públicas para a Prevenção e Atenção ao Uso de Drogas” com o lema “Pela Saúde, Liberdade e Vida” .Representando Cabo Frio estiveram presentes o coordenador-geral da Criança e Adolescente, José Antonio Odilon; a presidente do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA), Rosane Carvalho de Almeida; e o presidente do Conselho Tutelar de Cabo Frio, Douglas Felizardo.

O evento, que aconteceu entre os dias 30 de junho e 2 de julho, foi uma oportunidade para troca de experiências para se chegar à melhor forma de enfrentamento da dependência que atinge e destrói diversas famílias. Palestrantes de destaque nacional como a cientista social, mestre e doutora em Antropologia Social, Alba Zaluar, ministraram assuntos como a Integração Intersetorial para o Enfrentamento, Prevenção e Atenção ao Uso de Drogas. Em setembro, Cabo Frio sedia pela primeira vez o fórum, que terá como tema “A política de direitos humanos da criança e do adolescente: atenção e prevenção às violências e ato infracional.”

O coordenador-geral da Criança e do Adolescente, José Antonio Odilon, destacou que Cabo Frio foi o único município, com exceção dos participantes locais, que contou com a presença de um responsável pela pasta e da presidente do CMDCA, o que foi bastante positivo para a representatividade de nosso município, demonstrando a integração da nossa equipe. “A participação dos Conselheiros Tutelares nesses eventos é de suma importância, colaborando como complemento para sua capacitação", afirmou o coordenador-geral.

O presidente do Conselho Tutelar, Douglas Felizardo, representou Cabo Frio como mediador da mesa durante a palestra de Nilce Totino, do Alanon do Brasil e ressaltou a importância do fórum. “Nossa participação nesse evento foi muito satisfatória, pois o enfrentamento da dependência química é um tema sempre relevante a ser abordado com as políticas públicas para a melhor forma de enfrentamento. Nossa juventude agoniza com a problemática das drogas. Estamos nos preparando para o nosso fórum e aguardamos a participação de cerca de 80 Municípios com conselheiros de todo o Estado. Cabe ressaltar que o encontro será realizado em conjunto com os Conselhos do primeiro e do segundo distrito”, explicou.