Cabo Frio será beneficiada pelo projeto PEA Pescarte da Petrobras

Por em 25/04/2017

Cabo Frio será uma das sete cidades beneficiadas pelo Projeto PEA Pescarte da Petrobras. O projeto tem objetivo de promover e fortalecer a atividade pesqueira para geração de trabalho e renda.

De acordo com o superintendente de Pesca e Aquicultura, Alexandre Marques, a princípio os recursos disponibilizados pela Petrobras serão investidos na conservação e armazenamento do peixe, que refletem diretamente na qualidade do pescado, além de ações e atividades educativas para a comunidade. Em contrapartida, a Prefeitura estuda ceder dois terrenos para a execução das atividades estabelecidas no projeto. Um deles no bairro Gamboa e o outro no Pontal, no Distrito de Tamoios.

Cada cidade beneficiada pertence a um ciclo de atividades. Cabo Frio pertence ao ciclo três e as ações desenvolvidas pelo projeto estão previstas para o ano de 2019. Todas as atividades contam com a orientação e são executadas por professores, pesquisadores e técnicos do Centro de Ciências do Homem da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF), que é parceira da Petrobras no projeto.

“O Pescart é um projeto de grande importância porque a pesca tem um futuro promissor e essa parceria garante que esse futuro realmente aconteça com o fortalecimento da atividade na região”, disse o professor de Sociologia e representante da UENF no projeto, Geraldo Timóteo.

Projeto Pescart

O projeto Pescart é promovido pela Petrobras através da legislação que regula o licenciamento ambiental para exploração de petróleo e gás natural na Bacia de Campos, visando diminuir os impactos socioambientais diretos e indiretos dos empreendimentos marítimos usados na atividade.

Serão beneficiados nos municípios de Arraial do Cabo, Cabo Frio, Macaé, Quissamã, Campos dos Goytacazes, São João da Barra e São Francisco de Itabapoana.

O objetivo é aperfeiçoar a atuação profissional pesqueiras das comunidades, na ampliação de produtividade e na melhor organização e realização das atividades econômicas solidárias.