Portal da Prefeitura de Cabo Frio

Cabo Frio terá ‘Casa do Empreendedor’

Por em 18/04/2017
Agilizar serviços, encurtar a burocracia, fomentar o microempreendedorismo na cidade e estimular o desenvolvimento econômico. Estes são alguns objetivos da Casa do Empreendedor, espaço que está sendo montado no Arquivo Municipal, ao lado da Câmara dos Vereadores. A iniciativa da Secretaria de Fazenda de Cabo Frio vai oferecer diversos serviços aos empresários de pequeno e médio porte, como por exemplo, a emissão de alvarás, dentre outros. Segundo o secretário de Fazenda, Clésio Guimarães, o espaço deve ser inaugurado até meados deste ano.

“Incentivando o cidadão a ter seu próprio negócio, ele logicamente vai ter a oportunidade de crescer na vida. A nossa meta é abrir áreas de oportunidade de iniciativa privada para que as pessoas tenham a opção de crescer. A Casa do Empreendedor é o primeiro passo, ela vai ter como função atender aqueles já estabelecidos e orientar e encaminhar aqueles que necessitam desse tipo de serviço”, informou Clésio.

A intenção é que a Casa do Empreendedor seja o primeiro passo para outras ações que incentivem o microempreendedorismo na cidade. Na semana passada, na sede da Secretaria de Fazenda, o prefeito Marquinho Mendes se reuniu com diversos secretários municipais para discutir novas práticas que impulsionem o desenvolvimento de diversas atividades na cidade.

O coordenador de Ciência e Tecnologia da Secretaria de Educação, Alessandro Teixeira, afirma que o momento de dificuldades econômicas é a oportunidade de repensar novas práticas para estimular o desenvolvimento econômico.

“Além da Casa do Empreendedor, vamos trabalhar com outros serviços. Temos o projeto da Empresa Júnior, e em Cabo Frio está em vigência uma lei que permite a incubação de empresas; precisamos apenas fazer ajustes. Estamos pensando no futuro, na congregação de serviços, na independência financeira do cidadão cabo-friense”, explicou Alessandro.

A secretária de Turismo, Fabíola Bleicker, também presente na reunião, acredita que medidas como estas possam ajudar na melhoria de serviços. “Esse projeto é importante para capacitar a população e, consequentemente, melhorar os serviços”.

O secretário de Desenvolvimento da Cidade, Cláudio Bastos, disse que esses projetos vêm complementar o trabalho da Secretaria. “O incentivo ao microempreendedor Individual é o que a gente busca para retirar as pessoas da informalidade. Por isso estamos trabalhando para em breve iniciar o recadastramento dos ambulantes”.

Já a secretária de Educação, Laura Barreto, acredita que esta é também uma forma de ajudar a contribuir com comunidade a escolar. “Esse projeto vai levar capacitação para a comunidade escolar e ajudar os estudantes que já trabalham a despertar o interesse pela formalização", afirmou.

O prefeito Marquinho Mendes se mostrou otimista com as ideias de fomentar o empreendedorismo em Cabo Frio.

“Neste momento de crise, em que estamos fazendo o impossível para regularizar as contas da cidade, promover o empreendedorismo é fundamental. Pensamos não só no hoje, mas no amanhã de Cabo Frio”, finalizou.