Campanha Nacional contra a influenza termina nesta sexta (9)

Por em 09/06/2017

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, do Ministério da Saúde, termina nesta sexta-feira, dia 9, após quase dois meses em vigor, incluindo uma prorrogação. Ainda assim, a baixa adesão da população em todo o país é marcante. Em Cabo Frio, até o momento 60% do público-alvo foi imunizado, que são crianças, gestantes, puérperas, trabalhadores da saúde e idosos. A meta era proteger 90% de cada grupo de risco.

A Secretaria de Saúde do município distribuiu cerca de 50 mil doses da vacina para os postos desde o início da campanha. Cerca de 7 mil doses que ainda estão em estoque serão usadas para a realização da segunda dose para crianças e idosos a partir da próxima segunda-feira, dia 12. A segunda dose deve ser tomada no mesmo local onde o paciente tomou a primeira.

De acordo com a Saúde Coletiva de Cabo Frio, órgão ligado à Secretaria de Saúde, até a última quarta-feira (7) nenhum grupo prioritário atingiu a meta de vacinação. No entanto, os idosos fazem parte do grupo de risco com o maior percentual de procura com 84,57%. Em seguida estão os trabalhadores da Saúde com 61,98%; gestantes com 31,84; puérperas com 31,19% e crianças com 27,30%.

“Reservamos do estoque só as doses necessárias para completar a vacinação das crianças e dos acamados. O restante das vacinas que ainda têm no município será distribuído nas unidades até esta sexta”, explicou a superintendente municipal em saúde de Cabo Frio, Lucy Pires.

A vacina contra a influenza está disponível nas unidades de saúde desde o dia 17 de abril e o público alvo da campanha é composto por crianças de seis meses a menores de cinco anos de idade (é necessário apresentar caderneta de vacinação), gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), profissionais da saúde, povos indígenas, professores em atividade, pessoas com 60 anos ou mais, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional e pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais independente da idade, com prescrição médica.

A vacina é encontrada no Centro de Saúde Oswaldo Cruz, no Braga; Hospital Municipal Otime Cardoso dos Santos, no Jardim Esperança; ESF’s Vila Nova, Parque Burle, Guarani, Praia do Siqueira, Manoel Correa, Gamboa, Vila do Sol, Jacaré, Monte Alegre, Boca do Mato, Tangará, Samburá; UBS/ESF Peró; PAM de Santo Antônio, Posto de Saúde de Unamar, PS’s Angelim e Botafogo, PSF’s Pacheco/Araçá, São Jacinto, Nova Califórnia e Maria Joaquina.