Portal da Prefeitura de Cabo Frio

Charitas recebe exposição do Projeto Albatroz

Por em 20/01/2017
O Museu José de Dome (Charitas) recebe, até o dia 5 de fevereiro, a exposição fotográfica "Conservando a Biodiversidade Marinha", realizada pelo Projeto Albatroz. A mostra é formada por 16 fotos de aves e uma réplica em tamanho real de um casal de albatroz. O objetivo do projeto é promover o desenvolvimento de medidas de conservação dos albatrozes e petréis, aves marinhas que estão na lista de animais em extinção. A mostra pode ser visitada de terça a domingo, das 15h às 19h.

O projeto, que tem o apoio da Petrobras, tem 26 anos e viaja o Brasil sensibilizando a sociedade quanto à importância dos albatrozes e petréis (ou pardelas) para o equilíbrio do ambiente oceânico. Elas estão no topo da cadeia alimentar marinha. São aves que passam longos períodos sobre o mar, voltando à terra firme apenas para a reprodução. 

No Brasil, essas aves são encontradas principalmente entre a Região Sul até o estado do Espírito Santo, com maior agregação nas áreas onde a atividade pesqueira é mais intensa. Das 22 espécies de albatrozes, 17 estão na Lista Vermelha da União para a Conservação da Natureza (IUCN, na sigla em inglês), sendo seis ameaçadas de extinção, e duas espécies de pardelas da fauna brasileira também correm risco.

Além de conscientizar a sociedade, o projeto pede o apoio dos pescadores para a implementação de medidas mitigadoras nas embarcações, a fim de reduzir a captura desses animais.  A captura, embora não intencional, ocorre durante a pesca comercial, quando as aves, atraídas pelo movimento das iscas, se prendem ao espinhel pelágico (conjunto de anzóis) e acabam morrendo afogadas.

As imagens das aves foram captadas por quatro fotógrafos: Luciano Candisani, fotógrafo de natureza da Revista National Geographic; Fabiano Peppes, coordenador técnico do Projeto Albatroz; Dimas Gianuca, enquanto observador de bordo do Projeto Albatroz; e Guy Marcovaldi, coordenador nacional Projeto Albatroz.

Serviço

Exposição Projeto Albatroz: Conservando a Biodiversidade Marinha

Onde: Charitas - Museu e Casa de Cultura José de Dome: Avenida Assunção, 855 – Centro.

Quando: de terça a domingo, das 15h às 19h