Portal da Prefeitura de Cabo Frio

Cinema e música abrem o Aloha Spirit nesta sexta (2)

Por em 01/06/2017
O primeiro dia do Aloha Spirit promete movimentar a estrutura montada na orla da Praia do Forte para receber a maior competição de esportes aquáticos da América Latina. Nesta sexta (2), a abertura da tenda será às 14h quando os atletas poderão retirar os kits e fazer a medição das canoas OC6. A partir das 16h30 é a vez do “Aloha Sunset” com a cantora cabo-friense Juliana Gorito, participante da última edição do programa The Voice Kids, da Rede Globo. Para encerrar o dia, o “Festival Aloha Spirit de Cinema”, que exibirá uma homenagem ao atleta cabo-friense Jonas Letieri.

Segundo a organização do evento, das 14h às 20h, cerca de 150 vagas ainda estarão disponíveis nesta sexta. A inscrição poderá ser feita diretamente na tenda montada na orla e as equipes trabalham a todo vapor para finalizar na tarde desta quinta-feira, 01, a montagem da estrutura que irá abrigar a competição. 

“O Aloha é um evento muito importante tanto para os esportes aquáticos quanto para Cabo Frio. Em relação a nossa cidade, fomenta a economia, o turismo e nos reposiciona no cenário esportivo nacional. É uma oportunidade de mostrarmos que temos condições de receber eventos de grande porte. Esportivos ou não”, afirmou a secretária de Turismo, Fabíola Bleicker. 

Um dos destaque do evento se refere as provas de canoas havaianas categoria OC6, válidas pela primeira etapa do Brasileiro, que serão transmitidas ao vivo por um telão de led instalado na arena da Praia do Forte e também pela internet. As imagens serão captadas por drones e o público vai acompanhar da areia, em tempo real, o rali entre os competidores no mar.

Outro ponto alto da competição é a presença confirmada do atleta paraolímpico Fernando Fernandes (ex-BBB), tetracampeão mundial de paracanoagem e embaixador do Aloha Spirit. 

De amanhã até domingo serão oito modalidades em disputa: canoa havaiana, stand up paddle, natação em águas abertas, paddleboard, surfski, apneia, triathlon waterman e natação water relay. Em meio a tanta adrenalina e atividade, nada melhor do que a yoga para relaxar o corpo e a mente. As aulas, abertas ao público, acontecem em dois horários, às 9h40 e às 14h, com a professora Paula Rodrigues.


A disputa

A competição de canoa havaiana (Va’a) será válida para o Brasileiro da Confederação Brasileira de Va’a (CBVAA). As provas terão largada e chegada no Canto do Forte, com percursos de 15Km e 10Km, ao longo da extensão da Praia do Forte. A mais longa raia vai até a Ilha em frente à Praia do Pontal, já no trecho de Arraial do Cabo. As marcações para todas as modalidades serão sinalizadas com boias específicas.

As disputas de natação em águas abertas tiveram modificações em relação ao planejamento tradicional. A prova longa passou de 3,5 mil para 3 mil metros, atendendo a pedidos oficiais, e será realizada no sábado (3 de junho), após o stand up paddle. Já as provas de 1 mil e de 2 mil metros acontecem no domingo (4 de junho), bem como a de revezamento. A organização do evento informou ainda que estas mudanças estavam previstas no cronograma, antes do início da abertura das inscrições.

O Stand Up Paddle terá provas de 1, 3, 6 e 9Km e será disputado em um horário mais cedo que o habitual. A organização decidiu antecipar a modalidade para evitar os ventos fortes típicos do início da manhã. Além das competições por distâncias, na categoria adulto, haverá prova nas categorias Kids (500 metros) e Junior (1 km), todas com trajeto já definido. A prova de SUP técnico, que vale premiação em dinheiro, só será definida e explicada no dia da largada, pois os ventos e ondas é que vão determinar a posição das boias.

As provas de paddelboard e paddleboard adaptado serão realizadas juntamente com a prova de stand up paddle em longa distância, no sábado, com um percurso de 3 Km. As demais provas não terão grandes novidades, ainda segundo a organização.

Em caso de ressaca na Praia do Forte as provas do festival podem ser transferidas para o Canal do Itajuru  para garantir a segurança e a participação dos atletas.

 

CRONOGRAMA

 

Sexta . Dia 2
14h00 . Abertura do receptivo / retirada do kit das 14h até as 20h
14h00 . Medição das canoas OC6
16h30 . Aloha Sunset
18h00 Festival Aloha Spirit de Cinema
20h00 . Encerramento do receptivo

 

Sábado . Dia 3
6h30 . Abertura da arena  /  retirada do kit das 6h30 até as 17h
8h00 . OC6 Open Feminino e Open Clube Feminino 15 Km
8h10 . SUP Kids e Junior

8h45 . Premiação SUP Kids e Junior
9h00 . Stand Up Paddle 1 Km 3Km 6Km 9Km e Paddleboard 3Km
9h40 . OC6 Super Máster Masculino / Super Máster Masculino Clube e Estreante Masculino 10 Km
11h00 . OC6 Super Máster Feminino / Super Máster Feminino Clube e Estreante Feminino 10 Km / Júnior Masculino
11h30 . Natação em águas abertas / Desafio 3 Km
12h00 . Premiação do Stand Up Paddle (adultos)
12h30 . OC6 Master Masculino / Master Masculino Clube / Master Feminino / Máster Feminino Clube 10 Km
13h30 . Premiação da Natação em Águas abertas
15h30 . Briefing sobre as regras, funcionamento da prova
15h30 . OC6 Masculino Open / OC6 Masculino Open Clube
17h00 . Anúncio das performances (PA) para prova (Apneia)
17h00 . Premiação Canoas OC6 (*) Esta premiação poderá ser realizada à noite durante a Festa Aloha Spirit . Informaremos em breve
19h30 . Festa Aloha Spirit12h30 . OC6 Master Masculino / Master Masculino Clube / Master Feminino / Master Feminino

 

Domingo . Dia 4
6h30 . Abertura da arena
8h00 . Natação em Águas Abertas 1.000 e 2.000 metros
8h00 . Apneia . Abertura da prova
8h30 . Apneia Inicio do Aquecimento Oficial para os atletas
9h15 . Apneia Primeiro Oficial Top (OT)
10h00 . Largada Triathlon Waterman
10h00 . Largada OC1, OC2, V1, Surfski 10 Km
10h45 . Water Relay / Revezamento de natação 5x200m
11h30 . Premiação Natação Águas Abertas 1.000 e 2.000 e Water Relay
11h40 . SUP Técnico
12h00 . Premiação Apneia, OC1, OC2, V1, Surfski e SUP Técnico