Cinema e música abrem o Aloha Spirit nesta sexta (2)

Por em 01/06/2017
O primeiro dia do Aloha Spirit promete movimentar a estrutura montada na orla da Praia do Forte para receber a maior competição de esportes aquáticos da América Latina. Nesta sexta (2), a abertura da tenda será às 14h quando os atletas poderão retirar os kits e fazer a medição das canoas OC6. A partir das 16h30 é a vez do “Aloha Sunset” com a cantora cabo-friense Juliana Gorito, participante da última edição do programa The Voice Kids, da Rede Globo. Para encerrar o dia, o “Festival Aloha Spirit de Cinema”, que exibirá uma homenagem ao atleta cabo-friense Jonas Letieri.

Segundo a organização do evento, das 14h às 20h, cerca de 150 vagas ainda estarão disponíveis nesta sexta. A inscrição poderá ser feita diretamente na tenda montada na orla e as equipes trabalham a todo vapor para finalizar na tarde desta quinta-feira, 01, a montagem da estrutura que irá abrigar a competição.

“O Aloha é um evento muito importante tanto para os esportes aquáticos quanto para Cabo Frio. Em relação a nossa cidade, fomenta a economia, o turismo e nos reposiciona no cenário esportivo nacional. É uma oportunidade de mostrarmos que temos condições de receber eventos de grande porte. Esportivos ou não”, afirmou a secretária de Turismo, Fabíola Bleicker.

Um dos destaque do evento se refere as provas de canoas havaianas categoria OC6, válidas pela primeira etapa do Brasileiro, que serão transmitidas ao vivo por um telão de led instalado na arena da Praia do Forte e também pela internet. As imagens serão captadas por drones e o público vai acompanhar da areia, em tempo real, o rali entre os competidores no mar.

Outro ponto alto da competição é a presença confirmada do atleta paraolímpico Fernando Fernandes (ex-BBB), tetracampeão mundial de paracanoagem e embaixador do Aloha Spirit.

De amanhã até domingo serão oito modalidades em disputa: canoa havaiana, stand up paddle, natação em águas abertas, paddleboard, surfski, apneia, triathlon waterman e natação water relay. Em meio a tanta adrenalina e atividade, nada melhor do que a yoga para relaxar o corpo e a mente. As aulas, abertas ao público, acontecem em dois horários, às 9h40 e às 14h, com a professora Paula Rodrigues.

A disputa

A competição de canoa havaiana (Va’a) será válida para o Brasileiro da Confederação Brasileira de Va’a (CBVAA). As provas terão largada e chegada no Canto do Forte, com percursos de 15Km e 10Km, ao longo da extensão da Praia do Forte. A mais longa raia vai até a Ilha em frente à Praia do Pontal, já no trecho de Arraial do Cabo. As marcações para todas as modalidades serão sinalizadas com boias específicas.

As disputas de natação em águas abertas tiveram modificações em relação ao planejamento tradicional. A prova longa passou de 3,5 mil para 3 mil metros, atendendo a pedidos oficiais, e será realizada no sábado (3 de junho), após o stand up paddle. Já as provas de 1 mil e de 2 mil metros acontecem no domingo (4 de junho), bem como a de revezamento. A organização do evento informou ainda que estas mudanças estavam previstas no cronograma, antes do início da abertura das inscrições.

O Stand Up Paddle terá provas de 1, 3, 6 e 9Km e será disputado em um horário mais cedo que o habitual. A organização decidiu antecipar a modalidade para evitar os ventos fortes típicos do início da manhã. Além das competições por distâncias, na categoria adulto, haverá prova nas categorias Kids (500 metros) e Junior (1 km), todas com trajeto já definido. A prova de SUP técnico, que vale premiação em dinheiro, só será definida e explicada no dia da largada, pois os ventos e ondas é que vão determinar a posição das boias.

As provas de paddelboard e paddleboard adaptado serão realizadas juntamente com a prova de stand up paddle em longa distância, no sábado, com um percurso de 3 Km. As demais provas não terão grandes novidades, ainda segundo a organização.

Em caso de ressaca na Praia do Forte as provas do festival podem ser transferidas para o Canal do Itajuru  para garantir a segurança e a participação dos atletas.

Sexta . Dia 2
14h00 . Abertura do receptivo / retirada do kit das 14h até as 20h
14h00 . Medição das canoas OC6
16h30 . Aloha Sunset