Conselho Municipal de Cultura prioriza transparência na gestão

Por em 01/08/2017
A prestação de contas do Fundo Municipal de Cultura e o mapeamento dos artistas locais foram alguns dos assuntos tratados na segunda reunião do Conselho Municipal de Cultura, realizada nesta segunda-feira (31), no Charitas. O encontro foi conduzido pelo secretário Municipal de Cultura, Ricardo Machado, que é presidente do Conselho, e pelo Supervisor de Cultura, Carlos Ernesto, com a presença de nove dos 16 dos integrantes da atual formação, que vai vigorar até março de 2018.

Um dos temas do encontro foi a prestação de contas do Fundo Municipal de Cultura. Ricardo Machado lembrou que na primeira reunião, realizada em 22 de maio, foi registrada a ausência de prestação de contas da movimentação financeira da gestão anterior (2015 e 2016). Em seguida o presidente apresentou as contas referentes ao período de janeiro a junho deste ano.

“Prezamos pela transparência. Na nossa gestão, todas as contas serão acompanhadas de perto pelo Conselho, que entre outras funções fiscaliza a utilização dos recursos do Fundo”, afirmou. Também ficou decidido que a prestação de contas será feita trimestralmente, nas reuniões.

Na ocasião também foram apresentadas as primeiras ações do mapeamento dos artistas locais, com a abertura do Cadastro Único de Cultura das Atividades (CadCult), que tem como objetivo identificar e conhecer a especificidade e a diversidade da categoria para que as políticas públicas sejam implantadas de acordo com as necessidades da classe artística. Os artistas vão ter até o dia 21 de outubro para efetuar o cadastro.

Na reunião, também foi informado aos presentes sobre três cadeiras vacantes no Conselho, nas áreas de música, artesanato e artes plásticas, e serão preenchidas conforme determinado por lei.

O último assunto tratado no encontro foi a elaboração do Plano Municipal de Cultura. O secretário e o supervisor de Cultura explicaram aos demais conselheiros que o Plano apresentado à Câmara na gestão passada foi rejeitado pela Casa Legislativa  e que o mesmno será tema específico da próxima reunião.

As reuniões do Conselho acontecerão sempre na última segunda-feira de cada mês, no Charitas.