Interessados devem procurar os oito polos espalhados pela cidade

Por em 29/03/2017
Os Centros de Referência da Assistência Social (Cras) estão com inscrições abertas para todas as oficinas, nos oito polos espalhados pela cidade. Depois de alguns meses com atividades suspensas, os serviços voltaram a funcionar. Os Cras fazem parte da Secretaria Municipal de Assistência Social que atua nas áreas que concentram as maiores vulnerabilidades e riscos sociais. Os centros são responsáveis por identificar e garantir os direitos da população em seus momentos de dificuldade.

Os interessados devem se dirigir até os polos localizados nos bairros: Manoel Corrêa, Jacaré, Praia do Siqueira, Monte alegre, Jardim Esperança, Botafogo, Tamoios e Centro; e no Posto de atendimento no bairro de Maria Joaquina.  Algumas dessas oficinas são itinerantes, com duração de três a seis meses.

São oferecidas oficinas socioeducativas: Brinquedoteca (dos 3 aos 6 anos), ballet, canto coral, hip hop, danças urbanas, instrumentos de percussão, dança de salão e práticas desportivas (tais como capoeira, natação, hidroginástica, futebol e alongamento).

Sobre o Cras

Nesses Centros de Referência da Assistência Social (Cras) são ofertados programas, projetos, serviços e benefícios sócio assistenciais, que atingem um grande contingente de famílias e indivíduos em situação de vulnerabilidade social. Eles disponibilizam serviços importantes à comunidade, como o PAIF (Serviço de Proteção Integral à família), que tem como finalidade fortalecer a função protetiva das famílias; e o SCFV (Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos), que complementa o trabalho social realizado com as famílias, garantindo aos seus usuários o acesso a espaços de convívio familiar e comunitário, para o desenvolvimento das relações de afetividade e sociabilidade.

Os Cras promovem também as oficinas de inclusão produtiva, que têm o objetivo de promover o acesso ao mercado de trabalho, geralmente voltadas para o público a partir de 18 anos: corte e costura, customização e bordado, silkscrean, corte e escovação de cabelos, panificação, culinária para festas e oficinas de artesanato.