Portal da Prefeitura de Cabo Frio

Cultura promove leitura dramatizada nas ruas de Cabo Frio

Por em 14/06/2017

Neste sábado (17) e domingo (18), a Secretaria de Cultura e o grupo Oficena Curso Livre de Teatro promovem leitura dramatizada e desfile artístico pelas ruas de Cabo Frio, a partir das 18h. O ponto de partida da caminhada será no Teatro Municipal Inah de Azevedo Mureb e segue até a Casa de Cultura José de Dome (Charitas). O cortejo se apresenta com músicas oficiais do Oficena, além do sucesso “Vai Passar”, de Chico Buarque de Holanda. De acordo com Ítalo Moreira, diretor do teatro municipal, a movimentação visa trazer conhecimento aos alunos.

 “A leitura é uma tradição no Oficena. Dinamizamos suas etapas para a construção da cena teatral. É por isso que desenvolvemos a atividade dramatúrgica como forma de equipar o aluno. O texto é uma das mais poderosas ferramentas do teatro”, destacou o diretor. 

Desde a fundação do curso já foram escritas 250 peças pelos próprios alunos. Além de os estudantes lerem publicamente suas obras, eles têm a oportunidade de se aprofundar no conhecimento de dramaturgos consagrados e desconhecidos. Para o professor Jiddu Saldanha o curso é importante para desenvolver uma série de capacidades dos alunos.

“Por ser um evento que lida com a escrita, ao escrever peças de teatro o aluno desenvolve uma série de capacidades, forma pensamento crítico, faz reflexões, aprende a escrever diálogo. É uma fase muito importante do fazer teatral”, afirmou Jiddu.

O Oficena – Curso Livre de Teatro conta com cerca de 100 alunos e funciona todas as segundas e terças, das 14h às 22h, no teatro municipal. As turmas são divididas por faixa etária. Para ingressar no curso é necessário realizar uma pré-matrícula e aguardar em lista de espera.

O Teatro Municipal Inah de Azevedo Mureb está localizado na Rua Aníbal Amador do Vale, s/nº, na Praça da Cidadania, próximo à Praça do Skate. A Casa de Cultura José de Dome – Charitas fica na Avenida Nossa Senhora da Assunção e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, e das 14h às 20h aos sábados, domingos e feriados.