Portal da Prefeitura de Cabo Frio

Cultura reúne sociedade civil para criação do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial

Por em 18/07/2017
Acontece nesta quarta feira (19), às 18h no Charitas, a reunião plenária de conclusão do anteprojeto de criação do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial. Para isso, a Superintendência de Igualdade Racial da Secretaria de Cultura está convocando setores da sociedade civil, como representações do movimento negro organizado, comunidades tradicionais de matriz africanas, candomblecistas, umbandistas, grupos de jongo, capoeiristas e outros segmentos de expressões culturais afrobrasileiras.

Fruto de várias reuniões, o texto da lei do Conselho - que vem sendo construído com a participação civil e de representações do Governo - terá composição paritária e tem por objetivo debater, propor e deliberar sobre as políticas públicas de promoção da Igualdade Racial no município; combater o racismo, a discriminação racial, desconstruir preconceitos, reduzir as desigualdades  raciais, inclusive no aspecto econômico, financeiro, social, político e cultural.

A expectativa do Gestor de Promoção da Igualdade Racial da Secretaria de Cultura, Manuel Justino, é de que a plenária seja de ampla representatividade e que na ocasião seja concluída a redação final da lei de criação do Conselho. 

" O governo tem sido mais efetivamente representado neste processo de construção do conselho pelas secretarias de Educação e de Assistência social, por seus respectivos órgãos. Nosso Conselho deve ser construído a partir da realidade do nosso município e da nossa configuração social", afirma Manuel Justino.