Portal da Prefeitura de Cabo Frio

Equipe do Caps participa da Semana da Enfermagem em universidade

Por em 17/05/2017

A equipe do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) de Cabo Frio participa da programação da Semana da Enfermagem da Universidade Veiga de Almeida (UVA) nesta sexta-feira (18). A enfermeira Ivete Pinto e a psicóloga Daniele Pierre do Caps II vão integrar a mesa de debate sobre saúde mental, que acontece a partir das 8h30, na universidade.


A equipe também irá participar da Semana da Luta Antimanicomial, promovida pela UVA, e que vai acontecer na próxima semana. A parceria entre o Caps a universidade irá oferecer atividades com pacientes, profissionais e alunos do curso de psicologia. A ação conta com a participação de outros municípios da Região dos Lagos.


Na ocasião, os usuários do Caps irão realizar apresentações com músicas, teatros e dança, além de uma roda de conversa com todos os participantes. O evento acontece a partir das 8h, na segunda (22) e na terça-feira (23), no auditório da universidade, que está localizada na Estrada das Peynas.


"Nesses eventos podemos divulgar a nossa proposta da ressocialização humanizada dos pacientes com doenças mentais, resgatando a parceria com a universidade e mostrando a capacidade dos pacientes", disse a coordenadora de Saúde Mental, Sandra Aquino.


Semana da Enfermagem


A Secretaria Municipal de Saúde está celebrando a Semana de Enfermagem com várias palestras nas unidades de saúde do município. Na segunda-feira (15) lideranças das unidades de saúde se reuniram na sede da Prefeitura para debater o tema “A atenção, Cuidado, Ética e Inovação - Compromisso da nova gestão”. Cerca de 40 pessoas participaram do evento. 


Nesta teça-feira (16) a programação na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Parque Burle reuniu cerca de 120 participantes. Na quinta-feira (18) será a vez dos profissionais do Hospital da Mulher receber a programação, a partir das 15h. O tema central é “Dedicação e Carinho fazem a diferença no cuidado com a vida”.


Luta Antimanicomial


O Movimento Antimanicomial é celebrado nesta sexta-feira (18) e tem como objetivo desmistificar os preconceitos que cercam a doença mental, defendendo o direito fundamental do paciente à liberdade e de viver em sociedade, além do direto a receber cuidado e tratamento sem que para isto tenham que abrir mão de seu lugar de cidadãos.


Em Cabo Frio, o Caps oferece um atendimento interdisciplinar, composto por uma equipe multiprofissional que reúne médicos, assistentes sociais, psicólogos, psiquiatras, farmacêuticos entre outros especialistas.


O Centro fica localizado na Rua General Alfredo Bruno Gomes Martins, s/nº, no Braga. Os atendimentos acontecem de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Para outras informações, a Coordenadoria disponibiliza o telefone (22) 2648-8069.