Equipe do Peti promove capacitação para funcionários do Cras do Jacaré

Por em 29/06/2017
Uma equipe técnica do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), órgão vinculado à Secretaria Municipal de Assistência Social, promove capacitação para a equipe do Centro de Referência em Assistência Social (Cras) Jacaré. A capacitação também já ocorreu nos Cras Central e Praia do Siqueira, e vai se estender as demais unidades de Cabo Frio.

O objetivo da capacitação é divulgar as ações do programa que visa a retirada de crianças e adolescentes do trabalho insalubre, penoso, perigoso, a fim de possibilitar a permanência e o bom desempenho das crianças e adolescentes na escola, incentivando a ampliação dos seus conhecimentos. Além disso, o Peti também proporciona apoio e orientação às famílias, por meio da oferta de ações socioeducativas, estimulando o ingresso em programas e projetos para a geração de emprego e renda.

“A ideia é orientar a rede socioassistencial de Cabo Frio para quando se deparar com uma situação de trabalho infantil saber como abordar ou até mesmo para onde encaminhar e como constatar a violação contra crianças e adolescentes. O número para denunciar é o Disque 100 ou no próprio Creas, que funciona na Rua Alemanha, 13, Jardim Caiçara”, destacou a coordenadora do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), Nathália Jardim.

A equipe também promoveu este mês um encontro com orientadores educacionais da Secretaria Municipal de Educação para explicar os serviços oferecidos pelo Creas, entre eles, o Peti.

PETI

O Peti é um programa de âmbito nacional que articula um conjunto de ações visando proteger crianças e adolescentes com idade inferior a 16 anos da prática do trabalho precoce, que não seja na condição de aprendiz a partir dos 14 anos, conforme o que estabelece a Lei de Aprendizagem.