Portal da Prefeitura de Cabo Frio

Etapa de Cabo Frio do Festival Aloha Spirit tem percursos de provas definidos

Por em 17/04/2017
A organização do festival Aloha Spirit divulgou em seu site oficial nesta sexta-feira os percursos das provas que serão realizadas na etapa de Cabo Frio, entre os dias 2 e 4 de junho, na Praia do Forte. O Aloha Spirit é o maior festival de esportes aquáticos da América Latina e já tem inscrições abertas. Segundo a secretária de Turismo, Fabíola Bleicker, o evento deve atrair mais de 3 mil pessoas para a cidade entre atletas profissionais e amadores, parentes dos atletas e organizadores.

"Cabo Frio volta com o Aloha Spirit para a rota dos grandes eventos, que atraem publicidade e novos visitantes para as cidades por onde passam", diz Fabíola.

Ao todo, oito modalidades serão disputadas, sendo elas: canoa havaiana, stand up paddle, natação em águas abertas, paddleboard, surfski, apneia, triathlon waterman e natação water relay. As inscrições estão abertas no site do festival, em www.alohaspirit.com.br. Para os interessados, uma dica: o primeiro lote de inscrições, com valores mais baratos, termina neste sábado (15/4).

Os organizadores estiveram reunidos com representantes da agência de Cabo Frio da Capitania dos Portos nesta semana. A competição de canoa havaiana (Va’a) será válida para o Brasileiro da CBVAA. As provas terão largada e chegada no Canto do Forte. Os percursos de 15 Km e 10 Km terão irão percorrer a extensão da orla da Praia do Forte, com a mais longa chegando até a Ilha em frente à Praia do Pontal, já no trecho de Arraial do Cabo. As marcações para todas as modalidades serão sinalizadas com boias específicas.

As provas de natação em águas abertas tiveram modificações em relação ao planejamento tradicional. A prova longa passou de 3,5 mil para 3 mil metros, atendendo a pedidos oficiais, e será realizada no sábado (3 de junho), após o stand up paddle. As provas de 1 mil e de 2 mil metros acontecem no domingo (4 de junho), bem como a prova de revezamento. A organização do evento informou ainda que estas mudanças já estavam previstas no cronograma, antes do início da abertura das inscrições.

O Stand Up Paddle terá provas de 1, 3, 6 e 9 Km e será disputada em um horário mais cedo que o habitual. A organização decidiu antecipar a prova, evitando avançar no período da manhã, quando os ventos já começam a ficar mais fortes. Além das provas por distâncias, na categoria adulto, haverá prova nas categorias Kids (500 metros) e Junior (1 km), todas com trajeto já definido. A prova de SUP técnico, que vale premiação em dinheiro, só será definida e explicada no dia da largada, pois os ventos e ondas é que vão determinar a posição das boias.

As provas de Paddelboard e Paddleboard adaptado serão realizadas juntamente com a prova de Stand Up Paddle em longa distância, no sábado, com um percurso de 3 Km. As demais provas não terão grandes novidades, ainda segundo a organização..