Grupos de Folia de Reis de Cabo Frio concorrem a edital de Culturas Populares do MinC

Por em 02/08/2017
Os grupos de Folia de Reis da Praia do Siqueira e de São Cristóvão estão participando do edital de Culturas Populares Leandro Gomes de Barros, do Ministério da Cultura (MinC). Toda documentação exigida pelo órgão foi encaminhada no dia 21 de julho. A Secretaria de Cultura, por intermédio do supervisor Cultural, Carlos Ernesto, e da diretora de Políticas Culturais, Susiane Borges, ofereceu apoio técnico aos grupos e realizou algumas reuniões de orientação, tirando dúvidas sobre o preenchimento da cartilha do edital.

É o primeiro edital de cultura popular lançado pelo órgão em cinco anos e foi disponibilizado por meio da Secretaria da Cidadania e da Diversidade Cultural (SCDC). Os 500 projetos selecionados receberão o valor de R$ 10 mil. O objetivo do MinC é impulsionar e fortalecer a cultura popular do país. As inscrições terminariam no dia 28 de julho, mas foram prorrogadas por mais um mês. De acordo com o edital, "o prazo de vigência será de 2 (dois) anos, a contar da data de publicação da Homologação do Resultado Final no Diário Oficial da União, podendo ser prorrogado uma única vez por igual período".

Segundo a diretora de Políticas Culturais, Susiane Borges, a Secretaria de Cultura de Cabo Frio trabalha em parceria efetiva com o Ministério da Cultura no cumprimento dos parâmetros do Sistema Municipal de Cultura (em implantação) e valorizar representantes de nossa Cultura Popular é fundamental. “Já foi entregue toda a documentação exigida pelo MinC e agora é aguardar o processo de seleção. Vamos torcer para que os grupos que representam nosso município vençam o edital”, explicou.

Cultura Popular

Segundo o Ministério, cultura popular nasce do conhecimento, dos costumes e tradições de um povo; ela se expressa nos seus saberes e fazeres, nas práticas e nas artes produzidas pela comunidade e pelas culturas tradicionais, tais como: música, canto, dança, encenações, festas, literatura, medicina tradicional, culinária tradicional, jogos, brincadeiras e artesanato. Ela é transmitida, geralmente de forma oral, de geração em geração.

O Edital de Culturas Populares é uma caminhada que se realiza desde 2005 com a “Carta das Culturas Populares”, elaborada no Seminário de Políticas Culturais Públicas para as Culturas Populares, em Brasília. O empenho do Ministério da Cultura obedece a “Convenção da UNESCO sobre a Proteção e Promoção da Diversidade das Expressões Culturais”.

Homenagem a Leandro Gomes

O edital leva o nome de “Leandro Gomes de Barros” para homenagear o cordelista paraibano nascido em 1865, no município de Pombal (PB). Considerado o rei dos poetas populares do seu tempo, também foi chamado de “príncipe dos poetas”, em 1976, por Carlos Drummond de Andrade. Gomes morreu em 1918, em Recife.