Ibascaf implanta Programa de Ginástica Laboral para funcionários do instituto

Por em 23/03/2017
Após enfrentar diversos problemas, inclusive falta de condições de trabalho, funcionários do Instituto de Benefícios e Assistência aos Servidores Municipais de Cabo Frio (Ibascaf) passam a usufruir do Programa de Ginástica Laboral. Os exercícios são realizados no ambiente de trabalho duas vezes por semana.

“O programa foi implantado há cerca de um mês e tem por objetivo prevenir doenças ocupacionais, motivar e incentivar o entrosamento da equipe, tornando o ambiente de trabalho melhor e mais produtivo”, explicou Luis Cláudio gama, presidente do Intituto.

Segundo ele, o programa é coordenado pela profissional de Educação Física Juliana de Almeida Fernandes, funcionária do quadro efetivo. De acordo com ela, a ginástica laboral é uma série de exercícios físicos realizados no ambiente de trabalho, no horário de expediente, com o objetivo de melhorar a saúde e evitar lesões dos funcionários por esforço repetitivo e algumas doenças ocupacionais.

Os exercícios se baseiam em alongamentos de diversas partes do corpo, como tronco, cabeça, membros superiores e membros inferiores, sendo que há alongamento específico para cada função exercida pelo trabalhador. A ginástica, no entanto, não é de intensidade alta, ocorre num curto período de tempo, cerca de 10 minutos, duas vezes por semana. O período de duração tem por objetivo não sobrecarregar e nem cansar o funcionário.