Inaugurada sede da UPAM no Dormitório das Garças

Por em 07/04/2017
Em uma cerimônia que contou com toda a pompa militar, foi inaugurada, na manhã desta sexta-feira, no Parque Municipal Dormitório das Garças, a sede da 8ª Unidade de Policiamento Ambiental. A inauguração é emblemática, pois o local, além de estar degradado, estava sendo usado para a prática de crimes.

Estiveram presentes o comandante geral da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, coronel Wolney Dias, o comandante da Companhia de Policiamento Ambiental, Mario Marcio Pereira Fernandes, o secretário estadual do Meio Ambiente, André Corrêa, o comandante do 25º BPM, tenente-coronel André Henrique, a vice-prefeita, Rute Schuindt, que representou o prefeito Marquinho Mendes, o secretário Municipal de Desenvolvimento da Cidade, Cláudio Bastos, o coordenador do Meio Ambiente da Secretaria, Eduardo Pimenta, o presidente da Câmara Municipal, Aquiles Barreto e diversos vereadores.

Para o secretário municipal do Desenvolvimento da Cidade, Cláudio Bastos, a parceria entre o governo do Estado, por meio da Polícia Militar, o Inea e a Prefeitura Municipal de Cabo Frio: “o Dormitório das Garças foi a primeira Unidade de Conservação Ambiental do município, que estava abandonada, e hoje temos a UPAM para nos auxiliar a cuidar não só do Parque, mas de toda a área ambiental do município. Cabo Frio está muito satisfeita com essa inauguração, pois proporcionou total infraestrutura ara que essa base se tornasse uma realidade”, concluiu

ABRANGÊNCIA

Foi uma solenidade rápida em que a importância da implantação, não só da UPAM, mas a sua localização, no Dormitório das Garças, foi ressaltada por todos os que fizeram uso da palavra. Isto dada sua importância não só para Cabo Frio, mas para ecossistemas que vão do manguezal de Rio das Ostras à reserva Extrativista Marinha de Arraial do Cabo, passando pela restinga de Massambaba, pela floresta ombrófila de planícies e média altitude na Serra do Mar, pela Área de Proteção Ambiental do Rio São João, pelas Reservas Biológicas de Poços das Antas e Fazenda União, pelo sistema lagunar de Araruama e, claro, pelo Parque Estadual da Costa do Sol, onde está inserida a APA Pau Brasil.

A 8ª UPAm será comandada pelo capitão Augusto Wagner, que salientou a importância do meio ambiente para a região abrangida pela Unidade e a sensação de segurança que a presença dos policiais vai imprimir à sociedade, além do trabalho efetivo de combate à depredação e aos crimes ambientais.

Para o comandante geral da PM, coronel Wolney Dias, em tempos de combate à violência, ajudar a preservar o meio ambiente revitaliza o ânimo dos próprios policiais militares: a Polícia Militar atua em diversas áreas, não se restringindo ao combate ostensivo ao crime como a sociedade o conhece. Esse trabalho vasto da PM, precisa ser abraçado e reconhecido pela sociedade, pois também é de grande importância para o cotidiano. O meio ambiente é o nosso futuro. Se nós não o protegermos e não o preservarmos, o quê vamos deixar para nossos descendentes? Logo, é muito gratificante saber que estamos implementando ações que serão muito importantes para todos nós”, enfatizou.

Segundo o coordenador de Meio Ambiente da Secretaria do Desenvolvimento da Cidade, Eduardo Pimenta, a UPAM representa um ganho não só para o meio ambiente de Cabo Frio: “essa UPAM vai dar uma resposta positiva a toda a região dos Lagos nas questões ambientais, com o enquadramento criminal dos infratores. Mas a grande vitória será a utilização da área na conscientização e educação ambiental da população de Cabo Frio e com a volta da presença das garças, que é a nossa principal proposição”, finalizou.