Meio Ambiente aplica multa de R$ 30 mil por extração ilegal de saibro

Por em 10/05/2017

Agentes da Coordenadoria de Meio Ambiente aplicaram multa de R$ 30 mil por extração ilegal de saibro à empresa proprietária de um imóvel na Estrada do Trimumum, 66, em Botafogo, no distrito de Tamoios. A equipe ainda flagrou o corte indevido de aroeiras na estrada que dá nome à localidade. A ação foi realizada na última terça-feira (09), durante ronda de rotina.

A cobrança foi feita após a reincidência dos proprietários, que não possuíam as licenças legais para a atividade, e haviam sido notificados na semana passada depois que uma denúncia informou sobre a ação ilegal. Com o fim do prazo, os agentes retornaram ao local e constataram, após perícia, que a extração continuou durante o período.

Em relação à extração da aroeira, que também necessita de licenciamento, a equipe notificou o proprietário para apresentar a documentação e o material utilizado para o corte foi apreendido. Segundo o secretário municipal de Desenvolvimento, Cláudio Bastos, os crimes ambientais em Cabo Frio estão com os dias contados.

“Não adianta os infratores acharem que serão apenas notificados e ficará só por isso. Nossos agentes estão fazendo rondas constantes e retornando aos locais onde os crimes foram praticados para que a legislação ambiental seja devidamente cumprida”, assegurou Bastos.

Para o coordenador de Meio Ambiente, Eduardo Pimenta, a qualificação dos agentes e a união de forças é fundamental para que os crimes ambientais sejam combatidos com rigor.

“A constante capacitação dos nossos agentes garante que eles ajam sempre com o conhecimento da legislação ambiental, o que faz com que as punições aplicadas sejam impecáveis, sem chances de os infratores escaparem”, enfatizou.

A população pode denunciar qualquer atividade que represente risco ao meio ambiente pelo e-mailcogemacabofrio@gmail.com.