Ministério da Saúde estende prazo devido à baixa procura nas unidades pelo país

Por em 26/05/2017
A Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza foi prorrogada até o dia 9 de junho pelo Ministério da Saúde. A medida se deve à baixa procura da população pelas doses da vacina nas unidades. A meta do governo federal é vacinar até 90% de cada grupo de risco. Em Cabo Frio, apenas 20.500 pessoas do grupo prioritário foram imunizadas.

De acordo com a superintendente municipal em saúde, Lucy Pires, o público-alvo em Cabo Frio é de 40.911 pessoas. A responsável faz um apelo à população para que compareça às unidades e se protejam contra a influenza.

“A circulação do vírus da gripe nessa época do ano aumenta e a chance de as pessoas contraírem a doença é muito maior. Por isso a vacina é muito importante”, destacou a superintendente.

O público-alvo da campanha são crianças de seis meses a menores de cinco anos de idade (é necessário apresentar caderneta de vacinação), gestantes, puérperas (mulheres até 45 dias após o parto), profissionais da saúde, povos indígenas, professores em atividade, pessoas com 60 anos ou mais, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional, além de pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais independente da idade, mas que tenham prescrição médica.

É necessário ficar atento às restrições, já que pessoas com alergia a ovo não devem tomar a vacina e as que estão com alguma infecção aguda devem aguardar o término do tratamento. A influenza é uma doença viral de transmissão respiratória que apresenta sintomas como febre alta, dor no corpo, tosse, desânimo, dor de cabeça, podendo apresentar insuficiência respiratória e causar a morte.

Postos de vacinação

A vacina é encontrada no Centro de Saúde Oswaldo Cruz, no Braga; Hospital Municipal Otime Cardoso dos Santos, no Jardim Esperança; ESF’s Vila Nova,
Parque Burle, Guarani, Praia do Siqueira, Manoel Correa, Gamboa, Vila do Sol, Jacaré, Monte Alegre, Boca do Mato, Tangará, Samburá; UBS Itajuru e UBS/ESF Peró; PAM de Santo Antônio, Posto de Saúde de Unamar, PS’s Angelim e Botafogo, PSF’s Pacheco/Araçá, São Jacinto, Nova Califórnia, Maria Joaquim.