Portal da Prefeitura de Cabo Frio

Orla da Praia do Peró será fechada nesta quinta (27) para testes do Programa Bandeira Azul

Por em 26/04/2017

A Orla da Praia do Peró será fechada na manhã desta quinta-feira (27) para realização de testes para a implantação do Programa Bandeira Azul, que certifica internacionalmente as praias e marinas que atendem critérios de conservação ambiental e gestão consciente. A intervenção acontece das 8h às 13h.


O teste desta quinta-feira consiste no ordenamento do trânsito no entorno da praia para criar melhor mobilidade dentro do bairro do Peró. A ação conta com agentes das Secretarias de Mobilidade Urbana, de Meio Ambiente e de Turismo. A coordenadora do projeto Bandeira Azul no Brasil, Leana Bernard, confirmou presença.


O principal objetivo do programa é elevar o grau de participação e, consequentemente, de conscientização da sociedade e dos gestores públicos quanto à necessidade de proteção dos ambientes marinho, costeiro e lacustres. A proposta é incentivar a realização de ações que conduzam à resolução dos problemas existentes na busca da qualidade e da proteção ambiental. Os critérios de avaliação para que uma praia ou marina seja certificada com o selo Bandeira Azul são divididos em quatro grupos:


1) Educação e Informação Ambiental: o local deve conter sinalização ambiental, informações sobre as atividades de educação ambiental e as normas de conduta na praia ou marina;

2) Qualidade da água: uma praia com Bandeira Azul significa que a água de banho é monitorada em relação a diversos parâmetros (bactérias, coliformes fecais, acidez, óleos e graxas, resíduos sólidos flutuantes, transparência, cor), ou seja, deve ser balneável, além de ter plano de emergência em caso de acidentes;

3) Gestão ambiental: os usuários da praia incluindo gestores públicos, associações de moradores, de comerciantes, de pescadores e qualquer grupo que participe ativamente da praia devem fazer parte do Comitê Gestor da praia. Questões como ordenamento, preservação de ecossistemas sensíveis, gestão do lixo e saneamento, acessos à praia, estacionamento, sanitários públicos, entre outros, devem ser abordados pelo Comitê Gestor;

4) Segurança e serviços: trata da infraestrutura e serviços que a praia deve oferecer, como chuveiros, banheiros, guarda-vidas, equipamentos de salvamento e primeiros socorros, plano de emergência contra riscos externos, gestão de conflitos, normas de conduta de utilização da praia, entre outros.

Programa Bandeira Azul – O Programa Bandeira Azul foi criado pela Foundation for Environmental Education (FEE - www.fee.global), uma instituição internacional com integrantes de diversos países. No Brasil, o operador nacional do programa é o Instituto Ambientes em Rede (IAR - www.iarbrasil.org.br). No processo de implantação do programa, a Prefeitura é o agente local guardião da certificação.