Praia do Forte vai ter aula gratuita de Yoga neste sábado (24)

Por em 21/06/2017
Neste sábado (24) o Espaço Hari Om Yoga ministra uma aula gratuita, na Praia do Forte, a partir das 8h. O evento, em comemoração ao Dia Mundial do Yoga celebrado nesta quarta-feira (21), é aberto para pessoas de todas as idades. A ideia de criar a aula veio da dona do espaço, Myllena Lopes.  A Praia do Forte foi escolhida como o local da prática com o intuito de atrair pessoas que tenham vontade de experimentar a técnica.

“O Yoga preza muito estar em contato com a natureza. Estar na praia sentindo o sol, o vento e de frente para o mar é revigorante e pode ajudar a relaxar mais. Praticar em um local como a praia pode fazer com que as pessoas entrem mais em contato consigo mesma”, disse Myllena.

O ponto de encontro é em frente a Duna Boa Vista, próximo ao Lido. A aula é gratuita, sem necessidade de inscrição antecipada e qualquer pessoa que chegar vai poder participar. Não tem restrição de idade e nivelamento, podem fazer a aula crianças, idosos, iniciantes e avançados no yoga. É necessário apenas que os participantes levem uma toalha ou canga  e utensílios para se proteger do sol, como protetor solar e chapéu. Após a aula acontece um café da manhã, onde as pessoas interessadas em participar devem levar alimentos para compartilhar.

Dia Mundial do Yoga

A iniciativa de criar o Dia Mundial do Yoga foi apresentada à ONU pelo primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi em 2014. A data tem como principal objetivo valorizar a humanidade e ressaltar a importância da vida. O dia 21 de junho foi escolhido por acontecer o solstício, quando começa o verão no hemisfério norte e o inverno no hemisfério sul, e considerado dia da luz e da sabedoria.

O yoga tem como base os princípios das disciplinas físicas e mentais indianas, e tem como objetivo silenciar a mente. Os mestres yogues descobriram que alcançando o equilíbrio do corpo, por meio da flexibilidade dos movimentos, a mente se equilibrava. Essa técnica conduz os praticantes a um estado de relaxamento, calma psíquica, recolhimento interior, lucidez mental e percepção interna. Ao mesmo tempo ela contribui para o aumento do vigor do organismo físico.

A atividade é benéfica pois proporciona mais qualidade de vida, melhora o conceito de si próprio, aumenta a autoestima, eleva a capacidade de percepção e concentração, regula a ansiedade, diminui o nível de stress, reduz os casos de insônia, previne contra doenças psicossomáticas e traz maior equilíbrio e harmonia nas relações interpessoais.