Pré-conferências do Conselho de Assistência Social terminam nesta quarta (14)

Por em 14/06/2017

O Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do Manoel Corrêa recebe na tarde desta quarta-feira, dia 14, a última pré-conferência o último encontro das pré-conferências de Assistência Social, enquanto o Cras Central realizou o encontro pela manhã. Estas reuniões servem de preparo para a XI Conferência Municipal que acontecerá nos dias 06 e 07 de julho, no auditório da Universidade Veiga de Almeida. Ao todo foram mais de 300 participações em 15 encontros em todos os Cras e em algumas entidades de assistência recolhendo sugestões dos usuários.

As pré-conferências têm por objetivo ouvir as sugestões e propostas da comunidade acerca do tema “Garantia dos Direitos no Fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social (Suas)” para elaboração do relatório final. O documento será apresentado na XI Conferência Municipal. A secretária executiva do Conselho Municipal de Assistência Social, Célia Regina Pereira de Souza, explicou a importância da participação dos usuários dos serviços.

“Conhecendo a política pública, os usuários aprendem os meios pelos quais podem se manifestar a respeito da qualidade dos serviços. É importante expressarem suas opiniões sobre o que vivenciam, pois a participação do público é essencial para que os serviços prestados possam melhorar”, avaliou a conselheira.

Segundo a coordenadora do Cras Botafogo, Kassiane Meirelles, na reunião desta semana na unidade o público foi participativo, ofereceu sugestões e debateu todos os temas abordados. Os encontros contaram ainda com a presença de líderes comunitários do Quilombo, do sindicato rural, do movimento negro e da associação de moradores, que reforçaram a importância da participação da comunidade na conferência, nos eventos, fóruns e conselhos.

As Conferências Municipais dirigem os estudos e elaboram os relatórios sobre as temáticas relativas à prestação de serviços socioassistenciais. O objetivo destes encontros é promover debates coletivos com usuários e trabalhadores para propor diretrizes e deliberar sobre as proposições a serem apresentadas para aprovação.

A Conferência Municipal precede a XI Conferência Nacional de Assistência Social, que será realizada de 5 a 8 de dezembro de 2017 em Brasília, no Distrito Federal.