Prefeitura anuncia reativação do Horto Municipal

Por em 16/05/2017
Agentes da Coordenadoria do Meio Ambiente da Secretaria de Desenvolvimento deram os primeiros passos para a reativação do Horto Municipal de Cabo Frio. O local passou por uma operação de limpeza, devolvendo o desenho original das alamedas e reordenando os viveiros de mudas.

Os postes de iluminação foram reinstalados e o portão, que estava inutilizado, foi trocado, tornando o local novamente seguro. Além disso, 750 mudas, doadas pela iniciativa privada, começaram a receber os cuidados necessários, como poda e água na quantidade certa. Tudo isso para que o Horto possa voltar a cumprir sua função, que é abastecer a Prefeitura na reposição e replantio das áreas verdes e, eventualmente, doações para associações de moradores e para a população em geral.

Segundo o secretário do Desenvolvimento, Cláudio Bastos, o trabalho está só no início: “a nossa secretaria está criando as condições estruturais para que o Horto Municipal tenha condições de cumprir o seu papel. A troca do portão e a recuperação da cerca garantem a segurança dos servidores para que desenvolvam seu trabalho. Estamos programando a reabertura do Horto, em pleno funcionamento, para o fim do mês de julho, com toda a atenção que esse feito merece”.

Eduardo Pimenta, coordenador de Meio Ambiente da Secretaria, ressalta a importância do local para o equilíbrio ecológico da cidade: “nosso Horto sempre foi o abastecedor de mudas nativas para a arborização das nossas praças, ruas e avenidas. Recuperando suas condições de produção, poderemos reequilibrar nossas áreas verdes e praças, assim como incentivar a população a fazer o mesmo. Com certeza, o Horto Municipal funcionando só trará benefícios para Cabo Frio”, concluiu.