Prefeitura atinge a marca de 88 toneladas de pneus reciclados

Por em 21/06/2017
Um serviço essencial para a preservação do meio ambiente está dando resultados positivos em Cabo Frio.  Lançado no fim do mês de maio, o galpão para recebimento de pneus usados enviou, nesta terça-feira (20), a 9ª remessa de pneus para a fabricação de cimento ecológico e massa asfáltica, totalizando 88 toneladas de pneus.

Agora, a partir do sucesso dessa iniciativa conjunta da Coordenadoria do Meio Ambiente, da Secretaria de Desenvolvimento da Cidade e da Comsercaf, o mesmo local será utilizado como ponto de recolhimento de sucata eletrônica, como restos de televisores, computadores e todo tipo de componentes eletrônicos e elétricos. Dali serão destinados a locais adequados, visando o reaproveitamento desse material. Para o secretário de Desenvolvimento da Cidade, Cláudio Bastos, a população entendeu a finalidade da iniciativa.

“Tirar os pneus das ruas e terrenos baldios significa menos locais para a propagação do aedes aegypti, logo, um verão com menos dengue, chikungunha, zika e outras doenças trazidas por esses vetores. A população vem contribuindo muito para que isso aconteça, trazendo os pneus para o descarte seguro”, enfatizou.

Segundo o coordenador do Meio Ambiente, Eduardo Pimenta, além de contribuir para a melhoria da qualidade de vida da população, as ações podem gerar retorno financeiro: “Nossa secretaria vem batalhando intensamente para aumentar a arrecadação de ICMS Verde. Com a inclusão do recolhimento do lixo eletrônico, devemos avançar muito rumo a essa meta”, concluiu.

O ICMS Verde é uma compensação somada ao ICMS – Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços – aos municípios que restringem o uso de seu território, notadamente no caso de unidades de conservação da natureza e mananciais de abastecimento, e que realizam investimentos ambientais, uma vez que os benefícios são compartilhados por todos os vizinhos, como no caso do tratamento do esgoto e na correta destinação de seus resíduos. O imposto é composto pelos seguintes critérios: 45% para unidades de conservação; 30% para qualidade da água; e 25% para gestão dos resíduos sólidos.

O Galpão para recebimento de pneus usados fica na Rua dos Siris, sem número, em frente ao Clube Náutico. Borracharias e lojas de pneus podem solicitar a retirada do material no local, pelo número (22) 99898-9560.