Prefeitura de Cabo Frio divulga primeiros ecopontos de recolhimento de óleo usado

Por em 10/08/2017
Para dar continuidade ao projeto de recolhimento de óleo de cozinha usado, a Coordenadoria do Meio Ambiente da Secretaria de Desenvolvimento de Cabo Frio anunciou os primeiros cinco locais onde serão instalados os ecopontos de coleta voluntária.

De acordo com o coordenador de Saneamento Básico e Qualidade de Vida da Coordenadoria de Meio Ambiente, Luiz Teixeira, já estão definidos ecopontos na Associação de Moradores da Vila do Sol, na Universidade Veiga de Almeida, na Escola Municipal Evaldo Salles, no bairro Peró e na Praça da Cidadania, na Praia do Forte, onde se concentram os quiosques de alimentação. A instalação do quinto ecoponto ainda está em negociação com a direção do Shopping Park Lagos.

Segundo o coordenador do Meio Ambiente, Eduardo Pimenta, a intenção é expandir o número de locais assim que mais unidades de ecopontos sejam disponibilizadas: “Os cinco ecopontos que temos foram gentilmente cedidos pela Salineira. Assim que tivermos a confirmação de que mais unidades estarão à disposição, vamos planejar os locais estratégicos para a sua instalação”, afirmou.

Cada unidade de ecoponto é composta por um latão, com capacidade para receber até 100 litros de óleo, que deve ser depositado em garrafas pet. O recolhimento é revertido em Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços, o ICMS Verde, para o município, o que aumenta as receitas e, consequentemente, os investimentos no setor do meio ambiente.

O ICMS Verde é uma verba estadual, que é oferecida para os municípios que desenvolvem ações socioambientais voltadas para a preservação do meio ambiente. Esse recurso é enviado diretamente para o Fundo do Conselho Municipal do Meio Ambiente, o que garante um reforço nos investimentos no setor.