Prefeitura de Cabo Frio fiscaliza e orienta sobre o Defeso na Lagoa de Araruama

Por em 07/08/2017

No primeiro fim de semana do mês de agosto, as embarcações da Guarda Marítima e Ambiental de Cabo Frio começaram a percorrer a parcela da Lagoa de Araruama que abrange o município, para fazer cumprir as determinações do Defeso, que proíbe a pesca na Laguna do dia 1º deste mês até o dia 30 de outubro.

Segundo o coordenador do Meio Ambiente da Secretaria de Desenvolvimento, Eduardo Pimenta, as ações inicialmente serão educativas e fiscalizadoras.  “Neste primeiro momento, estaremos apenas orientando os pescadores ou pessoas desavisadas acerca do Defeso, que é muito importante para o equilíbrio da fauna da Lagoa e para a recuperação das espécies. Só estaremos realizando apreensões de material, autuações e multas em casos de flagrante desrespeito à Lei”, ressaltou.

A Guarda Marítima e Ambiental vem realizando reuniões diárias para definir os locais e uma maneira uniforme de ação, conforme afirmou o seu comandante, Paulo Fernando. “Nossos agentes estão preparados e capacitados para garantir que o Defeso não seja desrespeitado. Agindo de acordo com as orientações da Coordenadoria do Meio Ambiente, acredito que este ano conseguiremos atingir as metas estabelecidas. Nós disponibilizamos o telefone 2645-7045 para receber denúncias, não só sobre o Defeso, como também sobre incêndios florestais e outros crimes ambientais e estaremos de plantão 24 horas por dia”.

O superintendente de Pesca da Prefeitura de Cabo Frio, Alexandre Marques, ressaltou a importância do Defeso  e salientou a importância da instalação de 35 placas na área da Lagoa na cidade sobre a proibição da pesca nesse período. “Tenho certeza que os pescadores de Cabo Frio, os legalizados e registrados, vão respeitar totalmente o Defeso e contamos com os órgãos de fiscalização para coibir pescadores de outras cidades e até turistas, que não estão acostumados com as regras locais”, ressaltou.