Prefeitura disponibiliza local para descarte de pneus usados

Por em 01/06/2017
Descartar pneus usados em Cabo Frio ficou mais fácil, já que a Prefeitura disponibilizou um local para que o material seja entregue. Se antes os objetos eram jogados em terrenos baldios ou deixados no canto das calçadas, agora os pneus recolhidos pelo governo municipal serão transformados em cimento ecológico. A ação é uma iniciativa da Coordenadoria do Meio Ambiente, que integra a Secretaria de Desenvolvimento da Cidade, em conjunto com a Comsercaf. O descarte deve ser feito na Rua dos Siris, s/n, em frente ao Clube Náutico, na Ogiva

A conscientização do descarte legal é uma das ações que acontece na Semana Nacional do Meio Ambiente, celebrado de hoje até a próxima segunda (5), quando se comemora o Dia Mundial. No caso das borracharias, das lojas que comercializam pneus e das oficinas mecânicas, que tem grande quantidade de material para descarte, um caminhão fará o recolhimento. Para isso, é necessário que os responsáveis pelo estabelecimento solicitem a retirada por meio do telefone (22) 9.9898-9560.

Mensalmente, as unidades recebidas serão enviadas para processamento e transformação em cimento ecológico na cidade Nova Friburgo. De acordo, o secretário de Desenvolvimento da Cidade, Cláudio Bastos, a ação vai minimizar um problema antigo e recorrente de Cabo Frio.

“Desde que assumimos a Secretaria grande parte do trabalho desenvolvido pela Coordenadoria do Meio Ambiente está relacionada à retirada de pneus descartados em locais inapropriados. A disponibilização desse local nos permitirá realizar o que chamamos de ‘logística inversa’ transformando o que poderia ser nocivo em uma nova matéria-prima. Ao mesmo tempo, os casos de descarte ilegal em locais impróprios serão coibidos com maior ênfase”, afirmou.

O coordenador do Meio Ambiente, Eduardo Pimenta, salientou a função preventiva da ação. “Ao recolhermos os pneus antes do verão tiramos de circulação eventuais focos do aedes aegypti que seriam espalhados pela cidade, ou seja, contribuímos para a diminuição do número de pessoas infectadas com dengue, zica e chikungunha em Cabo Frio”, avaliou.