Prefeitura firma parceria para valorizar universitários e empreendedores

Por em 16/05/2017
Estimular o empreendedorismo e apontar novos caminhos socioeconômicos para Cabo Frio e, conseqüentemente, para toda a Região dos Lagos. Este é o objetivo da parceria firmada entre a Coordenadoria-Geral de Ciência, Tecnologia e Inovação e a Focus Consultoria, empresa júnior da Universidade Federal Fluminense (UFF), de Rio das Ostras.

Em data a ser definida, Cabo Frio vai sediar um fórum de debates sobre a importância de uma empresa júnior, que funciona prioritariamente dentro da universidade, para a vida acadêmica do aluno e para o desenvolvimento do município. O objetivo do evento é ampliar possibilidades de negócios.

A Coordenadoria-Geral também apresentou o projeto Empresa Júnior Municipal, que analisa cenários locais e regionais para fomentar a participação de universitários em ações voltadas para o desenvolvimento socioeconômico. Além disso, a iniciativa permite que a pasta busque junto a universidades serviços de baixo custo para os Microempreendedores Individuais (MEI’s).

Também estão sendo desenvolvidas pela Coordenadoria-Geral ações como um Sistema de Incubação de Empresas, para identificar potenciais empreendedores dentro das universidades, além da criação do Polo de Inovação, processo posterior à incubação, e um Parque Tecnológico, terceiro passo do processo.

De acordo com o Coordenador de Ciência, Tecnologia e Inovação, Alessandro Teixeira, todos os passos do projeto visam à elaboração de um plano de negócios que vai beneficiar os universitários e os empreendedores:

“Entendemos que é de fundamental importância tratar do entorno de qualquer projeto. Pensamos em Empresa Júnior, no sistema de incubação de empresas e no pólo de inovação como prospecção para o parque tecnológico e, naturalmente, devemos dar ênfase às pessoas, ao ser humano, àqueles que deverão ocupar e fazer acontecer esses espaços. Nada mais justo do que nos associar a quem tem histórias de sucesso para nos emprestar como exemplo”, explicou o coordenador.

A Focus

A Focus Consultoria é uma empresa júnior de Gestão Empresarial e de Pessoas da Universidade Federal Fluminense. Abrange várias vertentes por ter caráter multidisciplinar, tendo no corpo de membros alunos da Ciência da Computação, Enfermagem, Engenharia de Produção, Produção Cultural, Psicologia, e Serviço Social.