Prefeitura flagra desmatamentos ilegais em loteamentos

Por em 06/03/2017

Denúncias levaram agentes da Coordenadoria do Meio Ambiente da Secretaria do Desenvolvimento da Cidade a dois loteamentos onde estava sendo praticado desmatamento sem as devidas autorizações, exigidas pela legislação ambiental.

No loteamento do Balneário São Francisco, na estrada do Guriri, próximo ao loteamento Alphaville, os fiscais encontraram dois lotes já totalmente desmatados e uma rua sendo aberta em meio à vegetação nativa. Ninguém foi encontrado no local, mas os proprietários dos lotes e do loteamento serão notificados e multados, assim que forem identificados. O loteamento fica dentro da APA Pau Brasil e faz parte da Zona de Proteção da Vida Silvestre.

O segundo flagrante foi registrado no loteamento Caravelas do Peró. O proprietário do lote foi notificado e terá que requerer as licenças para fazer o desmate de acordo com o que é permitido.

Mesmo se tratando de áreas particulares e legalizadas, os loteamentos estão dentro de áreas de proteção ambiental e, segundo a legislação específica, apenas parte da vegetação pode ser suprimida para o levantamento de edificações.

A Coordenadoria do Meio Ambiente alerta que antes de iniciar qualquer desmate, os proprietários devem procurar o Setor, em caso de área de proteção ambiental municipal, ou o Inea, em caso de ares estaduais, para a retirada das licenças e receber orientações sobre como deve fazer o desmate.