Prefeitura implanta sala para Controle de Arboviroses

Por em 23/02/2017
A Prefeitura está empenhando todos os esforços para combater o Aedes aegypti, mosquito transmissor de várias enfermidades. Assim, em mais uma ação do novo governo será implantada a Sala Municipal de Coordenação e Controle das Arboviroses (dengue, chikungunya, zika e febre amarela). A iniciativa acontece no dia 7 de março, às 11h, no auditório da sede da Prefeitura.

Na ocasião também será formada uma equipe executiva composta por um representante das secretarias, coordenadorias e conselhos municipais, e da Câmara de Cabo Frio. O evento contará ainda com a presença do superintendente de Vigilância Epidemiológica e Ambiental da Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro, Mário Sérgio Ribeiro.

O objetivo da iniciativa é promover parceria entre todos os setores da sociedade na elaboração e execução de ações conjuntas que colaborem para evitar o aparecimento de epidemias. Em todo o país, já são identificados casos de ao menos uma das quatro doenças transmitidas pelo Aedes.

“As arboviroses não são uma responsabilidade exclusiva da Secretaria de Saúde, mas de toda população. Tradicionalmente aqui no município o número de casos aumenta após o período de Carnaval e por isso é feita uma organização dos serviços de saúde”, explicou a superintendende de Vigilância em Saúde de Cabo Frio, Lucy Pires.

Segundo ela, após as festividades de Momo, a pasta intensifica a divulgação de informações para todos os profissionais da área; promove reforço na distribuição de insumos, como medicamentos, para as unidades de saúde e também na vigilância epidemiológica.