Portal da Prefeitura de Cabo Frio

Prefeitura realiza ações emergenciais nesta sexta por conta da chuva

Por da Redação em 13/01/2017

Equipes da Defesa Civil, Limpeza Pública e Obras da Prefeitura de Cabo Frio realizam ações emergenciais em diversos bairros da cidade, nesta sexta-feira (13), por conta da forte chuva que atingiu o município desde a noite anterior. Pontos de alagamento foram registrados em alguns bairros. As equipes trabalham para desentupir as redes de drenagem, retirar o lixo e monitorar áreas de risco.

A ocorrência mais grave registrada pelas equipes da Defesa Civil foi um pequeno deslizamento de rochas no Morro Chácara do Peró, que é uma extensão do Morro do Telégrafo, entre os bairros Gamboa e Jacaré. As pedras caíram dentro de um condomínio que fica na Rua Samuel Bessa. Ninguém foi atingido e nenhum imóvel foi danificado. A área foi isolada e equipes estão no local. Não há famílias desalojadas.


Pontos de alagamento ocorreram nos bairros de São Cristóvão, Guarani, Jardim Caiçara, Parque Burle, Portinho, Palmeiras, Centro, Jardim Esperança, Jardim Olinda, Peró, Cajueiro e Tamoios, no Segundo Distrito. Por causa do acúmulo de lixo causado pela falta de coleta regular da gestão anterior, a situação é pior nestes locais. O cronograma especial de recolhimento de lixo, iniciado desde o primeiro dia do novo governo, está mantido e será intensificado nos pontos críticos.

"Estamos com as equipes e equipamentos nas ruas para minimizar o mais rápido possível as consequências da chuva. O trabalho de varrição e desentupimento de ralos, bueiros e sarjetas foi intensificado no Centro, Cabo Frio, Morubá, orla da Praia do Forte, Jardim Esperança e Parque Burle", explicou o presidente da companhia de limpeza, Cláudio Moreira, acrescentando que cerca de 140 trabalhadores e 10 compactadores atuam na operação emergencial de limpeza e que o calendário de coleta de lixo domiciliar está mantido.

Ele afirmou ainda que desde o início da nova gestão, há 13 dias, as operações de limpeza vem sendo realizadas em ruas e praias com o objetivo de retirar o lixo acumulado desde o ano passado. 

"Devido ao grande volume de detritos em geral, as ações vêm passando gradativamente por todos os bairros, mas ainda não houve tempo suficiente para que todos fossem atendidos", completou.

Em relação aos alagamentos, o secretário de obras, Carlos Sant'Anna, explicou que o longo tempo em que rede de drenagem ficou sem manutenção agravou os pontos de cheias. Durante esta sexta-feira (13) as equipes estarão desobstruindo bueiros e caixas nos locais mais atingidos, como a Avenida Central e a Rua Porto Alegre, nas Palmeiras, para facilitar o escoamento da água.  

"O trabalho ainda está começando, mas o serviço vai passar por todas as áreas prejudicadas", explicou o secretário, acrescentando que a ação acontece durante todo o dia tendo como prioridade as localidades mais prejudicadas pela chuva", afirmou o secretário de Obras.