Prefeitura realiza mutirão de limpeza nos bairros Jardim Caiçara e Guarani nesta quinta

Por Nicia Carvalho em 19/01/2017

A Prefeitura de Cabo Frio realiza nesta quinta-feira (19) um grande mutirão de limpeza no Guarani e no Jardim Caiçara. Neste último, a ação começou na terça (17) e, até o momento, já foram retirados 62 caminhões de lixo orgânico, galhos e entulho. O novo governo vem realizando operações de limpeza nos bairros desde o primeiro dia do ano para tentar minimizar os prejuízos provocados pela gestão anterior devido à falta de regularidade na coleta.

Hoje, a Companhia de Limpeza Municipal atua no Jardim Caiçara com seis máquinas, 12 caminhões e efetivo de 30 funcionários. No Guarani, na Avenida Bispo Almir dos Santos, uma equipe trabalha desde o início desta manhã com três caminhões e um trator. Até o fim do dia será definido qual o próximo bairro que irá receber o mutirão de limpeza.

Até o momento, o mutirão já passou pelo Peró, Cajueiro, Palmeiras e São Cristóvão, além de diversos bairros de Tamoios, no Segundo Distrito. A Prefeitura faz um apelo à população para que colabore com a limpeza da cidade, não deixando entulho e objetos como móveis espalhados pelas vias públicas.

Desde o início do novo governo, a limpeza da cidade está sendo feita em regime de mutirão com 150 funcionários da Companhia de Limpeza Municipal, além de máquinas e equipamentos. O cronograma é definido diariamente de acordo com a necessidade.

Prestadora de serviço é notificada pela Prefeitura

A Prefeitura de Cabo Frio notificou esta semana a Limpatech Serviços e Construções por falta de regularidade na limpeza pública. A empresa tem prazo de cinco dias, a contar da última terça-feira (17), para fazer a defesa do contrato e regularizar os serviços ou o acordo poderá ser rescindido. Caso os serviços não sejam normalizados, a Prefeitura poderá abrir contratação emergencial de prestadora de serviço para a limpeza pública.

Há cerca de um ano, quando a Limpatech deixou de receber os pagamentos da gestão anterior, a empresa parou de fazer a manutenção diária das vias públicas, que por contrato são: retirada de galhos, entulhos, objetos, resíduos sólidos e lixo orgânico (domiciliar), e está fazendo o recolhimento apenas de duas a três vezes por semana. Por conta disso, desde o dia 5 de janeiro, a limpeza nos bairros tem sido feita em regime de mutirão.