Portal da Prefeitura de Cabo Frio

Prefeitura realiza perícia técnica em área de extração ilegal de areia em Tamoios

Por em 11/05/2017

Agentes das Coordenadorias de Assuntos Fundiários e de Meio Ambiente da Secretaria de Desenvolvimento da Cidade, com o apoio do Batalhão Florestal, estiveram, nesta quarta-feira (10), no local onde foi constatada a abertura de uma área de extração ilegal de areia no Parque do Mico Leão Dourado, dentro da APA da Bacia do Rio São João, em Tamoios, para a realização da perícia técnica que vai avaliar os danos causados pela ação. Também estiveram presentes na operação representantes do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), responsável pela fiscalização das APAs federais.      

                       

A ação inicial, na sexta-feira da semana passada, foi motivada por denúncias, que falavam sobre máquinas destruindo a mata e a restinga. As equipes da Prefeitura compareceram ao local e flagraram tratores e homens em plena atividade predatória.


Agindo de acordo com a legislação ambiental, os agentes solicitaram a licença para a ação no local, mas o que foi apresentado pelos criminosos foi um parecer negativo do ICMBio e uma negativa de alvará da Prefeitura de Cabo Frio. As mesmas pessoas já haviam sido notificados pela ação irregular na mesma localidade, o que configurou reincidência.

O tratorista e o responsável pela demarcação da área foram detidos e encaminhados à 126ª DP.