Prefeitura realiza pesquisa com alunos concluintes do 9º ano

Por da Redação em 16/03/2017
A Secretaria Municipal de Educação está realizando uma pesquisa visando identificar a real necessidade de matrículas para o 1º ano do Ensino Médio nas escolas estaduais de Cabo Frio.

A pesquisa se destina aos alunos do 9º ano da rede municipal que ainda não estejam matriculados no Ensino Médio. Para participar, esses estudantes devem acessar o site da Prefeitura (www.cabofrio.rj.gov.br), onde vai encontrar um formulário para preenchimento no ícone "Vagas - Ensino Médio", que estará disponível no período de 16 a 20 de março.

Segundo a Constituição Federal, o Estado é o responsável pelo Ensino Médio na rede pública, enquanto a Educação Infantil e o Ensino Fundamental são de responsabilidade dos municípios. Portanto, o Ministério Público recomendou ao Prefeito Marquinho Mendes e à Secretaria Municipal de Educação, que não sejam abertas vagas, a partir deste ano, para as turmas do 1º ano, nesta modalidade, priorizando os segmentos sob sua competência.

"Os dados desses formulários serão cruzados para verificar se foram preenchidos pelos alunos da rede municipal e nos ajudarão a pleitear junto à Secretaria de Estado de Educação vagas para atendê-los na rede estadual. É preciso que a comunidade entenda que não podemos ferir a recomendação do Ministério Público, porém o município transferirá o Ensino Médio para o governo do Estado de maneira gradativa", afirmou a Secretária Municipal de Educação, Laura Barreto.

Com a medida, as unidades municipais deixarão de atender, em 2017, aos alunos do 1.º ano do Ensino Médio, sendo elas: Escola Municipal Arlete Rosa Castanho, Colégio Municipal Rui Barbosa, Escola Municipal Professora Elza Maria Santa Rosa Bernardo, Centro Educacional Municipal Professora Marli Capp e Escola Agrícola Municipal Nilo Batista.