Portal da Prefeitura de Cabo Frio

Prefeitura reforça número de plantonistas em unidades de saúde durante o Carnaval

Por em 24/02/2017
A Prefeitura de Cabo Frio irá intensificar o número de profissionais nos hospitais e nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) de Tamoios e do Parque Burle, durante o Carnaval. Dois médicos plantonistas e quatro enfermeiros, além de duas ambulâncias extras, reforçarão os atendimentos em cada unidade.  

Na segunda-feira (20), a Secretaria de Saúde começou uma campanha educativa para estimular a prevenção de doenças sexualmente transmissíveis (DSTs). Foram disponibilizados 60 mil preservativos, panfletos e cartazes para as unidades de saúde. Do sábado (25) a terça-feira (28), panfletos e preservativos ficarão disponíveis no Rodoviário Alexis Novellino.

No Hospital Dia, anexo ao Hospital São José Operário, no bairro São Cristóvão, será feito o Teste Rápido de Diagnóstico (TRD) e entrega de antirretrovirais (coquetel) até as 12h de sexta-feira (24), aos pacientes que fazem uso desses medicamentos. Em caso de necessidades extremas como violência sexual e exposição sexual, procurar atendimento até 72 horas nas unidades.

A cidade possui as seguintes unidades municipais de saúde: Hospital São José Operário e Hospital Central de Emergência (em São Cristóvão); o Hospital Otime Cardoso dos Santos, no Jardim Esperança; o Hospital da Mulher, no bairro Braga; Hospital de Tamoios; e as UPAs do Parque Burle e de Tamoios. Todas funcionarão durante a folia. 

Em Tamoios, UPA receberá casos mais complexos 

Uma mudança no funcionamento das unidades de saúde no Segundo Distrito visa oferecer mais qualidade no atendimento durante o Carnaval. Nesses dias, o Hospital de Tamoios passará a funcionar das 8h às 18h30 e os atendimentos fora deste horário serão realizados na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), que possui equipamentos para os casos de alta complexidade.

“O Hospital é uma unidade básica de saúde e por isso ainda não tem condições de atender casos mais complexos. Por este motivo o atendimento será concentrado na UPA no horário de maior movimento, que é após as 18h30” – afirmou Dra. Deiva Motta, responsável pelo setor médico dessas unidades.

A UPA de Tamoios realiza, em dias normais, uma média de 250 atendimentos/dia. A expectativa da direção da unidade é que esse número aumente para 650 atendimentos/dia no período de Carnaval. A unidade possui quatro clínicos e dois pediatras e nos dias de folia passará a contar com mais dois médicos. Ao todo, no Carnaval serão 40 médicos se revezando no atendimento. A UPA também terá um reforço no número de ambulâncias, passando a funcionar com dois veículos, em plantão de 24h. No Hospital, são dois médicos por dia, além de um que realiza visitas em várias unidades de saúde.