Prefeitura regulariza limpeza das praias

Por em 08/06/2017
A Prefeitura de Cabo Frio, através da Companhia de Serviços Públicos (Comsercaf) regularizou a limpeza das praias da cidade. Foram necessários quatro meses de trabalho intensivo para deixar todas as praias limpas e, então, dar início ao planejamento diário de limpeza. A partir deste mês a Comsercaf seguirá o cronograma que contempla todas as praias: Peró, Conchas, Foguete, Recanto das Dunas, Forte, Unamar e Pontal, em Santo Antônio, no distrito de Tamoios. No total a Comsercaf recolhe diariamente cerca de quinze toneladas de lixo das praias na baixa temporada.

De acordo com o planejamento da Comsercaf que está em andamento, as praias do Forte, do Peró e das Conchas recebem limpeza diariamente, das 15h às 22h. Já no Recanto das Dunas e no Foguete, onde o movimento é menor na baixa temporada, a limpeza é feita três vezes na semana: segundas, quartas e sextas-feiras, das 15h às 22h. Em Tamoios, a limpeza também é feita todos os dias. Para a alta temporada, a previsão é de que seja colocado um turno adicional de limpeza em todas as praias.

De acordo com a supervisora da operação, Cassandra Martins, 43 batedores de praias são responsáveis por manter as orlas totalmente limpas. Ela explicou que a equipe é dividida em três grupos: a primeira junta o lixo com o rastelo (tatuí manual), em seguida outro grupo faz a separação do lixo orgânico e não orgânico, coloca em sacolas plásticas e arruma no trajeto do trator que faz o recolhimento. Todas as lixeiras são esvaziadas e limpas. No caso específico da praia do Forte as rampas e escadas de acesso a areia são varridas e o lixo acumulado na restinga é recolhido.

Com o ordenamento do serviço, a Comsercaf pretende, a partir de agora, garantir a limpeza das praias de Cabo Frio em todas as estações do ano.

“O nosso objetivo é manter a qualidade das nossas praias, proporcionando ao frequentador um ambiente mais limpo”, afirmou a supervisora da ação, Cassandra Martins.