Prefeitura retoma o Projeto Novo Cidadão com oferta de 16 modalidades

Por em 24/07/2017
Após quatro anos, o Projeto Novo Cidadão será retornando pela Secretaria de Esporte e Lazer em parceria com outras Secretarias municipais e empresas privadas. Para oficializar o resgate desta ação esportiva será realizada uma cerimônia nesta quarta-feira (26), às 10h, no auditório da Prefeitura, aberta à população. A ação socioesportiva gratuita  é voltada para crianças e adolescentes entre 7 e 17 anos e acontece no contraturno escolar. O objetivo é tirar os jovens da ociosidade contribuindo para o desenvolvimento deles na sociedade.

"O projeto colabora para o desenvolvimento da escola em tempo integral, em que os núcleos de atendimento sejam referenciais de aprendizagem não só esportivo, mas que assumam um caráter socioeducacional que priorize a formação integral do indivíduo, contribuindo para uma melhor qualidade de vida", destacou o secretário de Esporte, Eliseu Pombo.

Para o Prefeito Marquinho Mendes, o retorno do projeto é uma enorme conquista, porque além de estimular as crianças e adolescentes no esporte, abre portas para o futuro.

"É uma alegria imensa reativar o Novo Cidadão. O projeto faz parte do nosso Plano de Governo e, com muito sacrifício, estamos conseguindo colocar em prática esse sonho. Estamos apresentando ações para construir a cidade que desejamos", comemorou o prefeito.

Inscrições abertas

É importante ressaltar que algumas atividades esportivas estão acontecendo desde o início do ano, quando a atual gestão assumiu a pasta, mas agora elas passam a integrar o Projeto Novo Cidadão. As inscrições estão abertas e os interessados em participar devem comparecer ao Ginásio Poliesportivo Alfredo Barreto, no Portinho ou ao Ginásio Poliesportivo João Augusto Teixeira, das 8h às 12h e das 13h às 17h, de segunda a sexta-feira, acompanhados dos responsáveis e munidos dos seguintes documentos: atestado médico, declaração escolar, 1 foto 3x4, comprovante de residência e cópia do RG ou Certidão de Nascimento do aluno e cópia do RG do responsável.

São oferecidas 16 modalidades esportivas como ballet, capoeira, futebol society, futebol feminino e masculino, futebol de campo, futsal feminino e masculino, ginástica artística e rítmica, handebol, judô, karatê, muay thai, taekwondo e voleibol. As aulas acontecem em seis pontos espalhados pela cidade: no Ginásio Poliesportivo Alfredo Barreto, no Portinho; no Complexo Esportivo Aracy Machado, no Portinho; no campo do bairro Parque Burle; na Praça do Jardim Excelsior e na Praça do Seninha, no Parque Central, e no Ginásio Poliesportivo João Augusto Teixeira. O Ginásio Vivaldo Barreto, localizado no bairro Jardim Esperança, ainda não está recebendo as atividades porque vai passar por obras de manutenção em breve.

Histórico do projeto

A ação esportiva iniciou suas atividades em 2006, sendo devidamente registrado no Conselho Municipal da Criança e do Adolescente. Em 2012 chegou a atender a mais de dez mil pessoas em 48 núcleos e 52 subnúcleos com 26 modalidades esportivas, distribuídos por toda a cidade de Cabo Frio. Contava com 210 profissionais, entre professores de Educação Física, Assistente Social, estagiários e equipes de apoio. Além de tirar as crianças e adolescentes da ociosidade, o projeto também colaborou para a geração de renda e emprego.